Ao chegar no Brasil, Jair Bolsonaro se queixou de não ter acesso a carros blindados

Jair Bolsonaro fez críticas em seu retorno ao Brasil por o governo Lula não ter dispobilizado carros blindados para seus deslocamentos. Em seu governo, entretanto, o pedido do petista para ter um veículo blindado foi negado em abril de 2021.

No documento assinado pelo diretor de Recursos Logísticos da Secretaria-Geral da Presidência, Maurílio Costa dos Santos, em 23 de abril daquele ano, ele afirma que a solicitação de “01 (um) veículo executivo blindado, com sirene instalada” feita pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para dar apoio ao, na época, ex-presidente Lula, não seria atendida. O argumento foi o de que o órgão “não dispõe de veículo em condições e com tais características para atender a demanda”.

Em reunião com parlamentares do PL nesta manhã, Bolsonaro reclamou que o atual governo não forneceu a ele carros blindados e afirmou que a medida seria necessária para garantir a sua segurança. O PL enviou um ofício ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, para questionar a ausência dos blindados.

A Casa Civil informou que a Lei 7.474 não prevê utilização de carros blindados por ex-presidentes e diz que nenhum ex-presidente tem veículos blindados cedidos pelo governo.

“A Casa Civil da Presidência da República esclarece que nenhum ex-presidente tem direito a utilização de carro blindado. Conforme prevê a Lei no 7.474, de 8 de maio de 1986, os ex-presidentes têm direito a dois veículos oficiais e os respectivos motoristas. Nenhum ex-presidente utiliza veículos blindados cedidos pela Presidência da República. Reforçamos que os dois veículos foram disponibilizados e estão sendo utilizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro”, diz a nota da Casa Civil.


Fonte: O GLOBO