Sistema frontal se desloca pelo país desde o fim de semana e causa chuva e queda de temperatura nos próximos dias

O sistema frontal que se desloca pelo país desde ontem já mudou o tempo e trouxe chuva aos estados do Sul e do Sudeste. No Rio de Janeiro, por exemplo, após um dia de domingo ensolarado, a noite foi chuvosa. O acumulado de chuvas no estado permanece, inclusive, pelo menos até esta terça-feira. O deslocamento desse sistema tende à região Centro-Oeste, Norte e parte da região Nordeste nos próximos dias.

Uma das características do deslocamento, segundo a meteorologista Andréa Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é o avanço de uma massa de ar frio após as chuvas. Essa massa já atinge a região sul, onde o tempo começa a melhorar a partir de hoje. As temperaturas, portanto, tendem a cair.

— O sistema tá posicionado. Ao longo do dia, terá um deslocamento, e já há um aviso de acumulado de chuva do Centro para o Norte do estado do Rio durante o dia. Isso caracteriza um deslocamento do sistema frontal, que vai pegar mais a região sudeste e seguir para o centro-oeste, principalmente o Mato Grosso do Sul — explica a especialista.

No Rio de Janeiro, há previsão de chuva de terça-feira até quinta-feira. A chuva mais intensa deverá ocorrer na quinta, com trovoadas isoladas. A sexta-feira, por sua vez, será um dia de muitas nuvens, mas sem precipitação. A mínima da temperatura prevista para a semana é de 17°C, na quarta-feira, e a máxima, de 29°C, deverá ocorrer na sexta-feira.

A semana que começou fria na capital paulista terá um leve aumento de temperatura nos próximos dias. A máxima chega aos 19°C nesta terça-feira, com o tempo fechado pela manhã e chuva na parte da tarde/noite. Os termômetros chegam 20°C na quarta, 22°C na quinta, com a semana fechando com 24°C na sexta.

As regiões com possibilidade de chuva no Sudeste, no entanto, apresentam nebulosidade, mas não há previsão de trovões ou rajadas. Depois, a previsão de pancadas de chuva diminuem, e chega, também a baixa na temperatura. Há, também, previsão de chuva para os estados do Amapá, norte do Pará, Amazonas e Acre nos próximos dias. No Nordeste, deve haver chuvas localizadas entre Recife, João Pessoa e no norte da Bahia.

— As temperaturas máximas se mantêm na faixa norte do país, enquanto no centro-sul ela diminui, em Santa Catarina, no Paraná e no leste de São Paulo, que podem ter temperaturas mais amenas começando pela manhã e avançando na parte da tarde — diz a meteorologista.


Fonte: O GLOBO