Com investimento milionário e no mesmo endereço onde funcionou a falida boate, novo espaço pode reescrever a história do local, acreditam sócios

A menos de um minuto de caminhada do icônico Edifício Copan, uma luminosa casa noturna chama a atenção no Centro da cidade de São Paulo. Trata-se do novíssimo Love Cabaret, um lugar para bebericar, comer, mas principalmente — como o nome sugere — ver shows fetichistas e eróticos que vão do incontornável pole dance ao shibari, um método de amarração e suspensão do parceiro (que figura como um dos pontos altos da noite). Há burburinhos ao redor do endereço. 

Uma das razões para a curiosidade é que o mesmíssimo endereço, na Rua Araújo, foi por duas décadas ocupado pela falida Love Story, uma casa noturna com ares de inferninho que os novos empresários não fazem muita questão de evocar.

O novo estabelecimento será inaugurado hoje, a partir das 19h, embora algumas aberturas experimentais tenham acontecido nas últimas semanas para ajustar a comida, a bebida, o som e a dança.

Quem chegar ao local deverá acompanhar apresentações de até 15 minutos com artistas homens e mulheres (cisgênero e transgênero), além da diversidades de corpos e sexualidade. A mestre de cerimônias, figura responsável por anunciar o corpo de baile das apresentações, é uma travesti chamada Indra Haretrava, de barba, batom e salto alto.

— Dou boa noite a todos, todas e todes — conta Indra. — Queremos que as pessoas sintam dopamina (o hormônio do prazer) constantemente. Há muita beleza nas performances, a música e a iluminação permitem um êxtase coletivo.

O negócio é comandado pelos empresários Facundo Guerra, Caire Aoas e Lily Scott, nomes conhecidos da noite paulistana. O investimento para transformar a “Story” em “Cabaret” foi na ordem de R$ 5 milhões. Parte do valor foi bancada por cotas de interessados em integrar o negócio, nos moldes de um financiamento coletivo.

— Construímos um lugar pautado no respeito, na diversidade de corpos, de ideias. É um lugar acolhedor — defende a sócia Lily Scott.

No banho de loja que o estabelecimento ganhou, a ocupação foi reduzida de 500 a 320 pessoas confortavelmente sentadas para ver o show num palco centralizado ao redor das mesas, na altura dos olhos dos clientes. O horário de funcionamento também baixou o tom. Se antes era da meia-noite até as 9h, agora o Love vai até, no máximo, 3h às sextas e sábados. Os ingressos chegam a R$ 360, valor do lounge para seis pessoas.

A decoração espelhada e permeada por neon tem assinatura do designer Maurício Arruda, um dos principais nomes do ramo. A engenharia de som é do mesmo fornecedor que trabalhou no clube de jazz e shows variados Blue Note, no topo do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista (também tocado por Aoas e Guerra).

A massa falida da Love Story, em sua totalidade, foi arrematada pelo grupo em um leilão, logo após a falência da marca, decretada há pouco mais de dois anos.

— Tem gente que diz que tem saudade do Love Story, mas no meu ponto de vista essa era uma história de muita dor. E quis ressignificar. O antigo Love faliu. E se faliu teve motivo — diz Guerra. — É um desafio muito grande. Mas queremos pensar o que é importante para a cidade. Somos guardiões da memória de São Paulo. Se esse ponto ficasse vazio ia virar o quê? Um mercado, uma farmácia, um pet shop. Se aquele modelo antigo não funcionou mais, foi porque a sensibilidade contemporânea se transformou. Não dá pra trazer o Love Story de volta.

Nas primeiras rodadas de shows, no palco circular, as apresentações já causaram emoções afloradas. Caire Aoas, outro sócio, diz que, após uma das primeiras levas visitantes, ouviu uma declaração curiosa.

— Ela me disse que é um lugar para sentar e assistir aos seus desejos — diverte-se. — Temos mais que uma paixão pelo Centro, nossos negócios são aqui. As pessoas têm vontade de vir até essa região, conhecer. Considerando nossos negócios (como Bar dos Arcos, no Theatro Municipal e o Bar Brahma), acho que trazemos 40 mil pessoas para cá por mês. É um sinal que muitos acreditam no centro, vemos uma possibilidade de transformação dessa área da cidade.

Derrocada

Parte da mística que envolve o Love Cabaret é justamente o passado da Love Story. Oficialmente, a casa entrou em falência em 2021, após vinte anos de funcionamento no mesmo endereço e um arrastado processo de recuperação judicial. Na petição inicial, a casa chegou a alegar que o motivo da sua derrocada era uma mudança de paradigma incontornável: os jovens deixaram de gostar das boates e passaram a priorizar o status adquirido nas redes sociais e não na vida noturna, como diz o documento.

Antes de perder o vigor, a Love Story era lar certo do “after” paulistano, justamente por funcionar religiosamente até altas horas, ao raiar do sol. No hall de convidados, havia garotas de programa da região, mas também toda sorte de profissionais do Centro, inclusive membros da elite paulistana. A noite da ‘Love’ chegou a ser eternizada em um trecho do filme Bruna Surfistinha (2011). No trecho, a protagonista Deborah Secco dança ao lado de amigas ao redor dos flashes da pista.

Houve ainda a conturbada passagem de Mike Tyson pelo local, em 2005. O pugilista foi detido pela Polícia Militar por volta das 4h na porta do estabelecimento, acusado de agressão. Teve menos fúria a passagem da jornalista Danuza Leão (1933-2022) pelo local. A visita rendeu um trecho em seu livro de viagem “De Malas Prontas” (2009). Diz Danuza que no Love Story foi onde viu “mais pessoas se divertindo em São Paulo”.

Apesar de integrar a ribalta paulistana com suas polêmicas, a casa de todas as casas teve um apagar de luzes dramático. Mesmo o leilão não rendeu lances exorbitantes e nem uma fila extensa de interessados (até os letreiros de neon entraram no certame, dada a crise do lugar). No auge da dívida, o Love não chegava a 200 visitantes por noite, menos da metade dos tempos áureos. Com a pandemia, o lugar foi fechado de vez (e, de acordo com os sócios, assim deve ficar).

— Não vejo a hora de não falar mais sobre Love Story. Agora vamos contar uma história nova de um lugar antigo — promete Lily Scott.


Fonte: O GLOBO