Operação contou com autoridades de quatro países; dois suspeitos foram detidos em Portugal e o terceiro, na Itália

A Polícia Judiciária portuguesa anunciou nesta terça-feira a prisão de três homens suspeitos de montarem um esquema para trazer cocaína para a Europa oculta em pranchas de surfe. Dois dos envolvidos foram detidos no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. O terceiro foi preso na Itália.

Batizada de Operação Iris, a ação internacional contou com a cooperação de autoridades de quatro países: Itália, Espanha e Uruguai, além de Portugal.

Segundo as autoridades, dois italianos de 28 e 44 anos viajaram ao Brasil em meados de maio e compraram cerca de 50 quilos de cocaína. O carregamento da droga foi escondido dentro de seis pranchas de surfe, e a dupla seguiu para o Uruguai, onde embarcariam em um voo rumo ao continente Europeu.

A droga, no entanto, foi encontrada pelas equipes da polícia uruguaia no dia 23 de maio. Como parte de uma estratégia internacional, cinco das seis pranchas ficaram retidas no país, com a restante sendo despachada com 10 quilos da droga. O objetivo com isso era identificar o destinatário da droga.


Fonte: O GLOBO