Abertura em Auckland teve o maior número de espectadores em uma partida de futebol no país, e estreia das australianas em Sydney estabeleceu nova marca no futebol feminino

O primeiro dia da Copa do Mundo feminina já começou batendo recordes. O público de 43.172 pessoas que assistiram à cerimônia de abertura e a vitória histórica da Nova Zelândia por 1 a 0 sobre a Noruega, primeira da seleção em Copas, bateu o recorde de presentes em uma partida de futebol na história do país, entre homens e mulheres, clubes e seleções. A partida foi disputada no estádio Eden Park, em Auckland, capital neozelandesa, cidade onde horas antes houve tiroteio que terminou com três mortes.

O recorde significou um número três vezes maior do que o último público mais alto registrado em uma partida de futebol no país. Em janeiro, também no Eden Park, a Nova Zelândia foi atropelada pelos Estados Unidos por uma goleada de 5 a 0, que contou com 12.721 torcedores presentes.
A Austrália também estabeleceu um novo recorde na estreia. 

Foram 75.748 torcedores no estádio Stadium Australia, em Sydney, para assistir a vitória das Matildas por 1 a 0 sobre a Irlanda, que estreou no Mundial. Na semana passada, em um amistoso contra a França, o recorde anterior havia sido estabelecido, com 50.629 presentes na arquibancada.

O recorde de público de futebol na Austrália também aconteceu no Stadium Australia, nas Olimpíadas de Sydney em 2000. Na final, quando a Espanha venceu Camarões nos pênaltis após empte em 2 a 2 no tempo regulamentar, 104.240 torcedores estavam presentes no estádio.


Fonte: O GLOBO