Genoa e Hertha Berlim foram rebaixados, enquanto Red Star conseguiu acesso sob gestão dos empresários norte-americanos

A 777 Partners não vive uma relação positiva com a torcida do Vasco. Afinal, o cruz-maltino é o lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas nove pontos conquistados. Mas há esperança para o futuro? Depende do posto de vista. O GLOBO levantou o desempenho dos outros clubes da empresa norte-americana e mostra que há sucessos, como com o Red Star, e rebaixamentos, como Genoa e Hertha Berlim. Nenhum deles, porém, em situação semelhante a dos cariocas.

Genoa

O clube italiano foi vendido para a 777 Partners no dia 23 de setembro de 2021. Na ocasião, o grupo adquiriu 99% do capital social do Genoa, com investimento liderado por Josh Wander e Steve Pasko, conhecidos dos cruz-maltinos. Os resultados, no entanto, não apareceram e coincidiram com um rebaixamento.

Um ano após a compra, o Genoa foi rebaixado para a segunda divisão italiana. Na temporada 2021/22, o clube acabou na 19ª colocação, com 28 pontos — a 777 Partners pegou o clube já na zona da degola e não conseguiu reverter o cenário. No ano seguinte, conseguiu subir e disputará a Série A na próxima temporada.

Red Star

Em maio de 2022, antes mesmo de assumir o Vasco oficialmente, a 777 Partners anunciou a compra do Red Star, clube da terceira divisão francesa. Neste caso, 100% das ações do clube foram adquiridos pelos norte-americanos.

Neste caso, obteve sucesso: o Red Star conseguiu subir para a segunda divisão. No Championnat National, o clube francês ficou na terceira colocação com 60 pontos em 34 jogos. Nesta temporada, está na Ligue 2, mas a expectativa é para a permanência na divisão.

Standard Liège

Em março de 2022, também antes de comprar o Vasco, outro clube adquirido pela 777 Partners foi o Standard Liège. Apesar de ser um dos clubes mais tradicionais do país, os resultados não foram bons. Em 2021/22, acabou na modesta 14ª colocação com 32 pontos em 34 jogos. Já na 2023/2024, ficou em sexto lugar com 55 pontos na mesma quantidade de partidas, mas não conseguiu se classificar diretamente para a Conference League — o Campeonato Belga não dá vaga direta para a Liga dos Campeões.

Hertha Berlin

No dia 11 de março de 2023, a 777 Partners anunciou a compra do Hertha Berlim. A empresa adquiriu 64,7% do clube alemão, portanto, assumindo o controle do clube. O investimento previsto foi de 100 milhões de Euros no Hertha (aproximadamente R$ 550 milhões). Mas não evitou um novo desastre.

O Hertha Berlim não conseguiu reagir e acabou rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Alemão. Foi o lanterna da temporada passada, com 29 pontos em 34 partidas. Neste ano, tentará o acesso para retornar à elite. Mas diferentemente do Genoa, não é possível culpar totalmente a empresa norte-americana pelos resultados ruins.

Melbourne Victory

Já em fevereiro deste ano, outra aquisição da 777 Partners foi o Melbourne Victory. Neste momento, o clube ocupa a penúltima colocação da A-League, com 28 pontos em 26 partidas. Porém, ainda não houve grande investimento da empresa norte-americano no clube da Austrália.


Fonte: O GLOBO