Clube gaúcho se classificou às quartas da Libertadores após vencer a disputa de pênaltis

A Conmebol divulgou nesta quarta-feira o áudio do VAR em um lance capital do jogo entre Internacional e River Plate, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. A situação aconteceu durante a disputa de pênaltis, quando Solari, atacante do time argentino, converteu sua cobrança, mas a arbitragem de vídeo anulou o lance após o jogador ter dado dois toques na bola.

O lance gerou muita reclamação por parte do River Plate e euforia do Internacional, que estava prestes a confirmar sua vaga. Contudo, o meio-campista Carlos de Pena carimbou a trave e a disputa continuou até o zagueiro Robert Rojas acertar a trave e goleiro Sergio Rochet marcar o gol da classificação colorada.

Inicialmente, o árbitro Andrés Matonte, do Uruguai, assinalou gol no lance de Solari, mas após a análise do VAR o gol foi anulada. A avaliação demorou cerca de três minutos, já que os árbitros na cabine viram a jogada de diferentes câmeras para ter certeza de que o jogador teria realmente dado os dois toques na bola.

"Não retome (o jogo). Estão reclamando de um possível dois toques, espera. Após todo o movimento da bola, dá para ver como a bola se move e muda de direção. Sim, há dois toques e perde o pênalti.", disse Leodán González, juiz responsável pelo VAR.

Com a classificação, o Internacional avançou às quartas de final da competição e faturou mais 1,7 milhão de dólares (cerca de R$ 8 milhões, na cotação atual). Agora, o time gaúcho vai enfrentar o Bolívar, da Bolívia, que passou pelo Athletico, também nos pênaltis.


Fonte: O GLOBO