Alteração que provoca perda da visão pode ter probabilidade de aparecimento reduzida após amplo consumo de proteína

Um novo estudo relata mais um bom motivo para comer peixe: mulheres cuja dieta era rica em ômega-3 encontrados em peixes tinham um risco significativamente menor de desenvolver degeneração macular relacionada à idade (DMRI),

O Harvard Women's Health Study, que acompanhou 39.876 mulheres na meia-idade, fez com que as participantes preenchessem questionários detalhados de frequência alimentar no início do estudo em 1993. Após uma média de 10 anos de acompanhamento, 235 das mulheres desenvolveram degeneração macular, uma doença ocular progressiva que é a principal causa de perda irreversível da visão em idosos.

A análise, publicada no periódico Archives of Ophthalmology, contudo, descobriu que as mulheres que relataram comer uma ou mais porções de peixe por semana tinham 42% menos probabilidade de desenvolver degeneração macular relacionada à idade do que aquelas que comiam menos de uma porção por mês. (Os pesquisadores ajustaram os dados para controlar outros fatores ligados à doença, incluindo o tabagismo.)

Comer atum enlatado e peixes de carne escura como cavala, salmão, sardinha, anchova e peixe-espada parece ter o maior benefício.

— Sabemos que os processos inflamatórios estão envolvidos na DMRI, e os ácidos graxos (ômega-3) têm um efeito anti-inflamatório— disse o principal autor, Dr. William G. Christen, professor associado do Brigham and Women's Hospital. e Escola de Medicina de Harvard.


Fonte: O GLOBO