Flamengo e São Paulo irão se enfrentar nos dias 17 e 24 de setembro pela Copa do Brasil

A classificação do Flamengo para a grande disputa pelo título da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, garantiu a Jorge Sampaoli sua primeira final nacional desde que começou a trabalhar no país. Em meio à moda de estrangeiros, a conquista do treinador pode ser ainda maior. Desde 1959 que nenhum técnico argentino ganha um campeonato de disputa brasileira.

O último feito foi do ex-jogador argentino Carlos Volante, que, em campo, defendeu clubes em diferentes países, na América do Sul e na Europa. Foi em 1959 que o Bahia venceu o Santos de Pelé na decisão nacional, disputando a primeira Copa do Brasil, que naquela época era chamada Taça Brasil.

Mesmo com um título importante em vista, o treinador Geninho, que comendava a equipe, surpreendeu ao pedir para deixar o cargo. O time então foi liderado pelo técnico "importado" apenas a tempo de grande final. Além de se tornar o primeiro treinador campeão brasileiro, o argentino é até hoje o único técnico de fora do país a conquistar o título. No Brasil, ele foi tricampeão carioca com a camisa do Flamengo.

O feito pode ser superado por Sampaoli. A vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, no Maracanã, garantiu o Flamengo em mais uma decisão de Copa do Brasil. O rubro-negro irá disputar a taça pela nona vez. Flamengo e São Paulo irão se enfrentar nos dias 17 e 24 de setembro. Enquanto o rubro-negro é o atual vencedor e pentacampeão do campeonato, o tricolor pode levantar a taça pela primeira vez na história.


Fonte: O GLOBO