Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico pertence à Marinha do Brasil
O maior navio da Marinha do Brasil, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, é uma das atrações da Cúpula da Amazônia, realizada nesta semana em Belém, no Pará. Versátil, o NAM Atlântico já foi empregado nas mais diferentes operações desde que começou a navegar em 1998. De construção britânica, o navio teve como nome HMS Ocean até ser comprado por US$ 117 milhões pelo governo brasileiro, em 2018. Desde então, é tido como o principal navio da frota nacional.
Neste ano, a Marinha já havia mobilizado seu maior navio para ajudar nos esforços de resgate às vítimas da tragédia causada pelas chuvas no litoral norte de São Paulo. Medindo cerca de 203 metros de comprimento, o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico ficou em São Sebastião.
Na ocasião, um hospital de campanha com 200 leitos foi montado dentro da estrutura do navio para atender as vítimas das chuvas, que deixaram ao menos 65 pessoas mortas em São Sebastião.
Uma das primeiras missões do HMS Ocean foi prestar ajuda humanitária para cidadãos da Nicarágua e Honduras vítimas do furacão Mitch, já em 1998. No ano seguinte, o navio britânico participou de intervenções militares em Serra Leoa. O HMS Ocean participou de outros conflitos militares, como quando em 2003 foi empregado na Guerra do Iraque.
"O nome Atlântico remete a saga das Grandes Navegações, que proporcionaram, entre outros notáveis feitos da Escola de Sagres, o descobrimento do Brasil. Adicionalmente, atesta a relevância desse espaço oceânico na conformação da nação brasileira, em todos os períodos de sua história", diz a Marinha.
Veja detalhes da embarcação:
- Comprimento total: 203,43 m
- Deslocamento carregado: 21.578 t
- Velocidade máxima mantida (VMM) prevista em projeto: 18,0 nós (33,3 km/h)
- Raio de ação: 8.000 milhas náuticas;
- Acomodação para tropa: 806 Fuzileiros Navais
- Total de aeronaves embarcadas: 18 helicópteros.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários