Convidada desta semana é a secretária de Meio Ambiente (Semapi), Julie Messias. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Semapi
O Govcast, programa de podcast do governo do Acre, desta quinta-feira, 10, recebeu a titular da Secretaria de Meio Ambiente (Semapi), Julie Messias, que conversou com os jornalistas Jefson Dourado e Diego Gurgel sobre o decreto que declarou situação de emergência ambiental no estado entre os meses de julho e dezembro de 2023, em decorrência do desmatamento ilegal, queimadas, incêndios florestais e degradação florestal no período, entre outros assuntos.
Publicado em 5 de julho, no
Diário Oficial do Estado do Acre (DOE), o decreto estadual nº 11.271 estabelece que a situação de emergência é válida para os municípios de Acrelândia, Brasileia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Feijó, Manoel Urbano, Sena Madureira, Tarauacá, Rio Branco e Xapuri e foi justificada por dados de estudo realizado pelo Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cigma). A secretária Julie Messias enfatizou que o decreto tem papel fundamental de integrar e priorizar as ações de comando e controle junto aos demais órgãos.
Em vista disso, foi desenvolvida uma sala de situação, coordenada pela Semapi, onde os órgãos de comando e controle (Imac, BPA, Ciopaer, CBM/AC, Sejusp, BPA, Ibama e ICMBIO) se reúnem para deliberar sobre os alertas de desmatamento, queimadas e a operacionalização das ações.
Secretária fala sobre o decreto estadual nº 11.271. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.
A secretária salienta que a Força-Tarefa pela Proteção Ambiental foi lançada no dia 28 de julho exatamente para reforçar as ações integradas, coibir os ilícitos ambientais, integrar os órgãos de comando e controle e atuar de forma unificada entre as estratégias do governo do Acre, por meio da Semapi, e dos demais órgãos que fazem parte da agenda ambiental.
Enfim, a secretária abordou a Campanha Respire Vida: Combate às Queimadas e o Desmatamento, que consiste em uma ação integrada entre todos os órgãos ligados ao meio ambiente, com objetivo de promover a cooperação entre as distintas instituições do Estado no combate aos crimes ambientais. A ação elenca várias peças informativas e, neste primeiro momento, foram abordadas as informações de obrigações legais sobre crimes e multas ambientais.
GovCast é uma realização da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Semapi
O GovCast é uma realização da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Foi transmitido em cadeia de rádio, Rádio Aldeia FM e Rádio Difusora, e nas redes sociais do governo do Acre.
Para conferir a entrevista completa é só acessar o canal do
governo do Acre no YouTube.
Confira também o artigo
Governança e inovação do ecossistema ambiental, produzido pela secretária Julie Messias.
Fonte: AG/AC
0 Comentários