Evitar o aumento do nível de açúcar no sangue é bom para o organismo, pois picos e quedas rápidas podem aumentar o risco de diabetes e doenças cardíacas

Apenas dois minutos de caminhada após as refeições ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista científica Sports Medicine. Outras evidências mostram que apenas ficar em pé depois de se alimentar também ajuda, mas o efeito não é tão significativo.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Limerick na Irlanda fizeram uma meta-análise de sete estudos comparando o impacto de sentar, ficar em pé e caminhar nos níveis de insulina e açúcar no sangue. Os participantes dos estudos foram solicitadas a ficar em pé ou caminhar por dois a cinco minutos, a cada 20 a 30 minutos, ao longo do dia.

Os resultados mostraram que quando os participantes faziam uma caminhada curta, de dois a cinco minutos, após as refeições, os níveis de açúcar no sangue subiam e desciam de forma mais gradual. Para as pessoas com diabetes, evitar flutuações bruscas nos níveis de açúcar no sangue é um componente crítico na gestão da sua doença. Acredita-se também que picos e quedas acentuadas nos níveis de açúcar no sangue podem contribuir para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Apenas ficar em pé também ajudou a reduzir os níveis de açúcar no sangue, mas de forma menos significativa.

Isso ocorre porque os músculos precisam de glicose para funcionar. A caminhada leve exige um envolvimento mais ativo dos músculos do que ficar em pé e usa o combustível dos alimentos em um momento em que há grande quantidade deles circulando na corrente sanguínea. Por isso o movimento ajuda a eliminar os açúcares da corrente sanguínea.

Embora uma caminhada leve a qualquer momento seja boa para a saúde, fazer isso de 60 a 90 minutos após uma refeição pode ser especialmente útil para controlar o nível de açúcar no sangue, pois é quando ele tende a atingir o pico.


Fonte: O GLOBO