Mudança começa a partir de 24 de outubro, quando contrato com a Urgil será encerrado. Ainda segundo a Unimed, construção de pronto atendimento infantil está prevista para o primeiro semestre de 2024.

Após o fim do contrato com o Hospital de Urgência Infantil (Urgil), único hospital infantil particular do Acre, a Unimed Rio Branco anunciou que vai direcionar os atendimentos de urgência e emergência pediátrica para o pronto atendimento geral da operadora. Por meio de nota, a Unimed informou que a unidade 24h passará a receber pacientes pediátricos a partir de 24 de outubro, quando o contrato com a Urgil encerra oficialmente.

Ainda segundo a operadora, uma unidade de pronto atendimento infantil está em construção, com previsão para ficar pronta no primeiro semestre de 2024.

“A Unimed Rio Branco (ANS 337871) comunica aos beneficiários, locais e de intercâmbio, que em decorrência do pedido de descredenciamento apresentado pelo prestador HOSPITAL URGIL, haverá o redirecionamento da rede prestadora para o Pronto Atendimento 24h da Unimed Rio Branco, a partir do dia 24 de outubro de 2023, localizado na Avenida Antônio da Rocha Viana, 1812, Rio Branco/AC”, diz o texto.

A prestadora também informou que após a rescisão do contrato com a Urgil, iniciou a contratação e capacitação de profissionais, e a ampliação de enfermarias para receber o novo fluxo de pacientes. Além disso, também foi criado um grupo de trabalho que irá monitorar os atendimentos redirecionados ao pronto atendimento.

“Todos os pacientes que adentraram ao Hospital Urgil e precisarem de internação clínica, mesmo após a data de encerramento, serão mantidos no hospital até a liberação médica ou transferência para outra unidade hospitalar de internação, se assim a equipe médica que acompanha o paciente avaliar em conjunto ao familiar/responsável”, acrescenta a Unimed.

Construção de pronto atendimento infantil

No mês de julho, a Urgil anunciou o fim do contrato com a Unimed, e a 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor, do Ministério Público do Acre (MP-AC), informou que vai apurar o cancelamento. A Defensoria Pública do Acre (DPE-AC) também disse que acompanha o caso e que a Unimed, à época, não apresentou alternativa para o atendimento.

No início daquele mês, a Defensoria já havia encaminhado um ofício, pedindo explicações à Unimed sobre a demora na construção do pronto atendimento infantil em Rio Branco. A cobrança foi motivada por inúmeras tentativas da DPE-AC em ter acesso a esses esclarecimentos e também por reclamações de mães que procuraram o órgão.

Na época, mães que têm plano de saúde com a prestadora buscaram a DPE-AC reclamando dos serviços ofertados na Urgil, único hospital infantil particular da capital que tem convênio com a Unimed. A unidade de saúde, inclusive, é alvo de uma ação civil pública impetrada pela DPE-AC no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-AC).

Fonte: G1