Fabio Wajngarten afirmou em post nas redes sociais que José Múcio 'comanda com eficiência' a operação da Força Aérea Brasileira no conflito da Faixa de Gaza

O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten, agradeceu a atuação do ministro da Defesa de Luiz inácio Lula da Silva, José Múcio, para repatriar brasileiros que estavam em Israel e que optaram por deixar o país após o início dos conflitos na Faixa de Gaza. Em post nas redes sociais, ele escreveu que o integrante do primeiro escalão do presidente está atuando com "eficiência".

"Como brasileiro e judeu reconheço e agradeço a impecável atuação do ministro da Defesa, José Múcio - e da FAB - que comanda com eficiência a repatriação de brasileiros que estavam em Israel, como já ocorrido no conflito Rússia-Ucrânia", escreveu Wajngarten

O ex-secretário de comunicação do governo de Bolsonaro vinha criticando as medidas adotadas por Lula relacionadas aos conflitos e chegou a participar de uma live do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, em que trataram do tema.

Até o momento, a Operação Voltando em Paz, da FAB, resgatou 916 brasileiros e 24 animais de estimação do território israelense. Ao todo, foram cinco voos. Cerca de 3 mil pessoas pediram ajuda para deixar Israel, de acordo com o governo.

Os voos de repatriação de brasileiros em Israel foram suspensos pela pela Força Aérea Brasileira (FAB) e serão retomados na próxima terça-feira, informou a Embaixada do Brasil em Tel Aviv. O objetivo é fazer uma recontagem das pessoas que ainda precisam ser resgatadas no país.

De acordo com a embaixada brasileira em Israel, apenas uma parte dos brasileiros que pediram repatriação estão comparecendo ao aeroporto de Tel Aviv para o embarque. No sábado, a embaixada contabilizou 24 ausências.


Fonte: O GLOBO