Uma das diretoras é Tamara Catharino, especialista em composição coreográfica, cujo estilo consiste em criar imagens e efeitos através dos movimentos de grupos em larga escala

A frase lema dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, “Nosso ponto de encontro”, será um dos fios condutores da Cerimônia de Abertura da competição, que acontece nesta sexta-feira às 20h30 (de Brasília) no Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos. O evento contará com cerca de 5 mil artistas, 40 mil espectadores in loco e 200 milhões de pessoas de olho na TV ou internet, segundo a estimativa da Panam Sports. No Brasil, não haverá transmissão pela TV aberta, mas será transmitida pelo Canal Olímpico do Brasil, streaming oficial do COB, e pela CazéTV.

A festa foi elaborada pela Balich Wonder Studios uma empresa especializada e que foi responsável pelas cerimônias de Lima-2019, assim como da abertura da Copa do Mundo do Catar no ano passado. Em Santiago-2023 haverá apresentações de Movimiento Original, Ana Tijoux, Los Bunkers, Los Tres, Los Jaivas e do ícone colombiano Sebastián Yatra. A ideia, segundo os organizadores, é contar a rica história e cultura do Chile.

— É um sonho para qualquer pessoa fazer parte de um evento tão importante como os Jogos Pan-Americanos — disse Yatra, que ao chegar em Santigo fez questão de visitar um de seus ídolos do esporte, a compatriota Mariana Pajón, no Parque Peñalolén, onde será realizada a competição de BMX.

Sebastian Yatra e o presidente da Panam Sports, o chileno Neven Ilic, em Santiago — Foto: AFP

Entre as diretoras da festa, há uma brasileira, Tamara Catharino, especialista em composição coreográfica, cujo estilo performático consiste em criar imagens e efeitos através dos movimentos de grupos em larga escala. Ela já trabalhou nas cerimônias da Olimpíada do Rio-2016, Pan-Americano de Lima-2019, Copa do Mundo do Catar-2022 e a Copa Africana de Nações 2022, em Camarões. Em Santiago ela coordena toda a coreografia e movimentos do show.

— O que posso falar é que terão muitos elementos artísticos e surpresas para poder tornar esse momento único. Podem esperar um grande show que representará toda a gama cultural do Chile — garante a artista, que vive entre o Rio e Lisboa.

O Brasil está no Chile com a maior delegação da história, em eventos fora do Brasil. Ao todo são 621 atletas (342 homens e 279 mulheres) — até então, o recorde era do Pan de Toronto-2015, com 616 atletas. O Brasil tem como meta manter-se entre os três primeiros no quadro de medalhas e classificar o máximo de atletas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Tamara Catharino, brasileira que é especialista em coreografia com efeitos por meio dos movimentos de grupo em larga escala — Foto: Arquivo pessoal

Na última edição, em Lima-2019, o Brasil terminou em segundo lugar no quadro geral, com recordes de medalhas de ouro (54) e do total de pódios (169). Além disso, foram conquistadas 29 vagas olímpicas. Na edição de 1963, em São Paulo, o Brasil também terminou em segundo lugar, atrás somente dos Estados Unidos.

Os Jogos Pan-americanos de Santiago são importante janela de classificação para Paris 2024, com 33 modalidades distribuindo vagas, pontos para o ranking olímpico ou valendo marcas. Serão 21 modalidades com classificações direta, além de outras 12 com pontuações importantes para o ranking. Atualmente, o Brasil já conta com 105 vagas para os Jogos Olímpicos do ano que vem.

O desfile da delegação do Brasil será comandado pelos medalhistas olímpicos em Tóquio, Fernando Scheffer, da natação, e Luisa Stefani, do tênis. Eles terão a honra de carregar a bandeira nacional.

— Fiquei muito feliz de ser o porta-bandeiras. Estive nos Jogos Pan-americanos em Lima, fui campeão, fui para Tóquio em 2021, conquistei a medalha de bronze, agora vou para meu segundo Jogos Pan-americanos e recebi essa honra de carregar a bandeira nesse desfile. É muita alegria muito grande — disse Scheffer.

O evento será disputado em quatro regiões do Chile, sendo a principal a do Parque Esportivo Estádio Nacional. Ao redor do histórico estádio, sede da final da Copa do Mundo de 1962, foi construído um complexo esportivo multidisciplinar, que reunirá 12 locais, recebendo 20 modalidades.

Aos pés da Cordilheira dos Andes está o Parque Peñalolén, espaço erguido para os Jogos Sul-Americanos de 2014 e que será sede de cinco disciplinas. O Parque O'Higgins, o Parque Metropolitano San Cristóbal, as praias de Viña del Mar e de Pichilemu também servirão como cenário dos Jogos.


Fonte: O GLOBO