Previsão meteorológica é de tempestades para a região Sudeste, que está sob a atuação de uma zona de convergência de umidade

A maioria dos brasileiros pode esperar um fim de semana chuvoso. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a formação de uma nova frente fria vai intensificar as instabilidades e provocar volumes significativos de chuva no país, principalmente no Centro-Sul. O Norte e o Sudeste seguem com temperaturas mais baixas e chuvas durante o dia, com alertas de "Perigo" e "Perigo Potencial" de chuvas intensas e tempestades.

O tempo volta a ficar fortemente instável em áreas do sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O Inmet emitiu um alerta de "Grande Perigo" para a região, com condições para temporais acompanhados de rajadas de vento e possível queda de granizo. Durante os temporais, as rajadas de vento podem superar 90 km/h. No sábado, o avanço de uma área de baixa pressão em altos níveis da atmosfera vai manter a forte instabilidade. No domingo, os maiores volumes de chuva ficarão concentrados entre Santa Catarina e o Paraná.

Para a região Sudeste, o Inmet emitiu um alerta de "Perigo" para o fim de semana. Chuvas e rajadas de vento intensas devem ocorrer em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro, com índice pluviométrico de até 100 mm/dia. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A recomendação é a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O Inmet ainda emitiu um alerta de “Perigo Potencial” de chuvas intensas para o Centro-Oeste. As rajadas de vento podem chegar até 60 km/h, com baixo risco de corte de energia e de alagamentos. A região está sob a atuação de uma zona de convergência de umidade, associada à frente fria gerada pelo ciclone extratropical. O canal formado vai dar continuidade à queda nas temperaturas e às chuvas ao longo do sábado e do domingo.

Na Região Norte, o tempo segue quente e úmido, o que provoca precipitações em formas de pancadas durante o dia. O Inmet emitiu um alerta de "Perigo Potencial" de chuvas intensas para Acre, Rondônia, Amazonas e Tocantins no sábado, com baixo risco de corte de energia elétrica e de descargas elétricas.

Já no Nordeste do Brasil, o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), que inibe a formação de nuvens de chuva, segue em atuação. Em grande parte da região, prevalece um tempo bom, com poucas nuvens e com possibilidade de chuvas apenas no sul da Bahia.

*Estagiária sob a supervisão de Paulo Assad.


Fonte: O GLOBO