Em Ashford, enxurrada de aves têm preocupado proprietários locais; autoridades, no entanto, não têm resposta para o problema

Uma cidade ao sul de Londres, na Inglaterra, tem enfrentado uma enxurrada de fezes de pássaros causadas por um crescente influxo de pombos — e as autoridades não têm resposta. Aos veículos de mídia local, moradores e proprietários de negócios na região de Ashford reclamam que, ao andar pela rua, é possível ser “atingido” a qualquer momento.

— Eles podem fazer cocô em você — disse Vince Monticelli, proprietário de um negócio local, à South West News Service. — Nossa cidade foi tomada por gaivotas e pombos.

O Conselho do Distrito de Ashford tem evitado lidar com o problema. Em abril, as autoridades recuaram dos planos de adquirir um falcão que afastaria os novos moradores indesejados. Um porta-voz do governo afirmou, na ocasião, que a equipe realizou uma pesquisa “cuidadosa”, e não encontrou justificativa para tomar esta decisão.

Cidade é 'bombardeada' por fezes de pombos na Inglaterra, e moradores reclamam — Foto: Reprodução

A situação, porém, está “em revisão”. Um teste de quatro meses com a ave predatória pode ser colocado em prática, embora a ideia tenha sido descartada por enquanto. Inicialmente, a localidade também havia considerado que um falcão conduzido por um cuidador profissional poderia ser uma atração interessante para a região.

— Não vejo por que eles não poderiam trazer [um falcão] por alguns dias por mês — afirmou o morador Russell Green. — Uma vez que os pombos e as gaivotas saibam que há um falcão aqui, eles não voltarão.

Outro homem que trabalha na cidade, Connor Moon, sugeriu que os animais “não fazem mal” e culpou a abundância de fezes de pássaros nas pessoas que alimentam inadvertidamente as aves, convidando-as a voltar — e com amigos.


Fonte: O GLOBO