Logo após o encerramento da sessão ordinária desta quarta-feira (18), a Comissão Especial de Compensação Ambiental, encarregada de abordar questões ambientais, realizou sua primeira reunião de planejamento, liderada pelo deputado Pedro Longo (PDT) que preside o grupo. O comitê visa regularizar diversas situações que afetam os produtores no Estado, fornecendo soluções sustentáveis e eficazes para desafios ambientais e agrícolas.
Durante o encontro, foi estabelecido um cronograma de ação detalhado. As reuniões da comissão acontecerão semanalmente, todas as quartas-feiras, às 15 horas da tarde. O primeiro encontro operacional já está agendado para a próxima semana, na qual representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), participarão como convidados.
Além disso, a comissão criou grupos de trabalho específicos, cada um com foco em determinadas áreas. O segundo grupo de trabalho será com a Federação da Agricultura, que já possui um projeto em fase de finalização. Outro grupo abordará a regularização fundiária e será composto pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e o Instituto de Terras do Acre (Iteracre).
A Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto de Meio Ambiente do Acre, também participarão ativamente das discussões. A série de sessões de oitivas se encerrará com a participação da Federação dos Trabalhadores da Agricultura, e os sindicatos que representam os moradores das florestas públicas.
O deputado Pedro Longo enfatizou que, após essas sessões de oitivas, a comissão se dedicará à elaboração de um relatório completo. Este balanço estará sob a responsabilidade do deputado Eduardo Ribeiro (PSD) e servirá de base para a criação de um projeto de lei abordando todas as questões em discussão.
Fonte: ALE/AC
0 Comentários