Votação e discussão do texto podem ficar para quarta-feira; oposição vai apresentar parecer alternativo

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro iniciou a sessão em que a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) deu início a leitura do seu parecer final sobre os trabalhos. A parlamentar afirmou que os atos antidemocráticos que aconteceram em janeiro deste ano foram obra do "bolsonarismo".

— O 8 de janeiro é obra do que chamamos de 'bolsonarismo'' — afirmou a relatora da comissão durante a leitura do relatório final.

A sessão dessa terça-feira, 17, começou com a leitura do parecer preparado pela relatora. Ao GLOBO, ela disse que o material teria mais de mil páginas. Em tese, Eliziane não pode ser interrompida durante sua leitura.

Membros da base do governo chegaram uma hora antes do início da sessão na sala do colegiado. Os deputados Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Laura Carneiro (PSD-RJ), além do senador Rogério Carvalho (PT-SE) estavam presentes antes das 8h.

Ao final, um membro da oposição poderá fazer a leitura do seu relatório. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) tem um e há a expectativa de que o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ) apresente outro. Essa segunda leitura deverá ser feita em, no máximo, uma hora.

Depois dessa segunda leitura, um membro da comissão pode pedir vista, um solicitação para que os parlamentares tenham mais tempo para analisar o parecer apresentado. Com isso, a discussão e votação do parecer ficam para quarta-feira, 18.

Os interessados em debater os relatórios, no entanto, têm só até amanhã cedo para se inscreverem. O tempo é de 10 minutos para membros da comissão três minutos para não-membros.


Fonte: O GLOBO