Provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na noite desta quarta-feira que está analisando a definição dos locais das provas "realizada pelo Cebraspe, instituição vencedora do processo licitatório para aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023".

Não há, neste momento, canal ou prazo especificado em edital para o pedido individual de mudança de locais de prova. No entanto, o instituto decidiu fazer essa análise após reclamações de candidatos que foram alocados em escolas muito longe de onde eles afirmam ter pedido para realizares as provas, que será realizada nos próximos dias 5 e 12.

"O Inep adotará as medidas necessárias para que todos os participantes inscritos façam as provas desta edição de acordo com as previsões estabelecidas nos normativos que regulam a aplicação do exame", afirmou o instituto, em nota.

De acordo com os organizadores da prova, "caso todas as informações tenham sido declaradas corretamente" pelo candidato, o local de prova deve ficar, no máximo, a 30km da residência, quando o município de prova do participante for o mesmo que seu município de residência.

No caso de não haver aplicação naquela cidade, o aluno é alocado para fazer a prova "em local de prova na área central no município de prova, considerando malha viária e de transporte coletivo".

O Inep explicou ainda que utiliza as informações que os participantes declararam no sistema para fazer o ensalamento. "A Autarquia aplica as informações de onde os inscritos pediram para fazer a prova em um sistema no qual também são inseridos os dados dos endereços de residência desses. A plataforma considera critérios georreferenciados, com o objetivo de deixar o participante mais próximo possível do local onde mora", afirmou.


Fonte: O GLOBO