Registros foram escolhidos pelo concurso Siena International Photo Awards

As imagens vencedoras do concurso internacional de fotografia Siena International Photo Awards são registros da Guerra na Ucrânia. O anúncio, realizado no início deste mês, indica que a foto do ano foi feita pelo fotojornalista Salwan Georges, do jornal “The Washington Post”. Nela, um homem ucraniano se despede da mulher e dos filhos em uma estação de trem em Odessa, sul do país. A família buscava refúgio dos ataques russos, enquanto ele continuava na cidade para lutar na guerra.

Além dessa, outras imagens de guerras e conflitos receberam destaque na categoria de fotojornalismo. Em primeiro lugar ficou a foto “Menino Kherson”, do húngaro András D. Hajdú. Ela mostra um garoto de 13 anos ouvindo um discurso do presidente ucraniano Volodymyr Zelenski em meio a multidão. O registro foi feito em novembro de 2022, quando a região de Kherson foi libertada da ocupação russa. Segundo o concurso, após meses, ele finalmente pôde sair de casa.

A segunda colocada foi para a fotografia “Trabalho Infantil no Afeganistão”, do fotógrafo italiano Weiken Oliver. Nela, um menino que trabalha em uma mina de carvão informal está posicionado na entrada do local. Já em terceiro lugar ficou a imagem “Sem Esperança”, do espanhol Alvaro Herrero López Beltrán. A foto mostra uma baleia jubarte presa em uma bóia, incapaz de se mover e “enfrentando uma morte lenta e dolorosa”. Outros registros de guerra receberam menção honrosa.

Com início em fevereiro de 2022, a guerra na Ucrânia acabou tendo destaque na premiação: outras cinco imagens também foram mencionadas. Dentre elas, “Olena Curillo: Face da Guerra da Ucrânia”, do americano Wolfgang Schwan, e “Conflito na Ucrânia”, do francês Kiran Ridley. Nesta última, a mãe de um jovem soldado lamenta a morte do filho durante funeral realizado em abril do último ano em Lviv. Há, ainda, fotos que mostram sobreviventes dos ataques.

Imagens de conflitos na Índia, Sudão do Sul e na Armênia também foram selecionadas. Além da categoria de fotojornalismo, fotos de animais, vida marinha, natureza, rostos e personagens, esportes, aventura e fotografia de rua foram premiadas.


Fonte: O GLOBO