Estudo revelou motivo por trás desse padrão de comportamento, que é aprendido pelos animais até eles completarem quatro anos de idade

Os macacos que vivem no Templo de Uluwatu, em Bali, na Indonésia, são famosos por “roubar” pertences de turistas que passam pelo local. O vídeo do animal “negociando” a devolução de um celular viralizou nas redes sociais esta semana, mas já em 2021 um estudo revelou o motivo por trás desse padrão de comportamento.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Lethbridge, no Canadá, e pela Universidade Udayana, na Indonésia, os macacos buscam objetos valiosos para os humanos, caso de celulares e carteiras, para usá-los como moeda de troca. Antes de devolvê-los, esses animais esperam receber comida.

O comportamento foi notado por cientistas entre 2015 e 2016, quando eles foram filmados por 273 dias. As interações com os humanos no templo foram analisadas e, com isso, foi possível perceber o padrão.

Ainda segundo o estudo, os macacos mais velhos são também os mais experientes na negociação. Os pesquisadores indicaram que eles conseguiram aprender quais são os itens de maior valor para os humanos – assim, conseguem receber ainda mais comida para devolvê-los.

As negociações costumavam durar alguns minutos, e envolviam sempre o macaco, o turista roubado, e um membro da equipe do templo Uluwatu. A pesquisa revelou também que o comportamento é aprendido pelos macacos até eles completarem cerca de quatro anos de idade.


Fonte: O GLOBO