30 brasileiros na Faixa de Gaza serão transportados por terra para a fronteira com o Egito

O Itamaraty afirma que 2512 brasileiros seguem esperando ajuda do governo Lula em Israel e na Faixa de Gaza. Ao todo, 2723 pessoas se inscreveram no sistema do Ministério das Relações Exteriores pedindo auxílio. Nesta quarta-feira, 211 já foram resgatados em avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

O diretor Consular do Itamaraty, Aloysio Gomide Filho, disse que a tendência é o número cair, já que farão um pente fino nas solicitações.

— Nem todos pediram repatriação, alguns só se registraram pra notificar onde estão. A tendência é esse número cair a medida em que os residentes consigam embarcar em voos comerciais. Estamos fazendo pente fino nesse número para saber se há registro duplo ou triplo, a priorização continua sendo os não residentes e grupos vulneráveis — disse.

O escritório brasileiro na cidade de Ramallah, na Autoridade Palestina, está em contato com 30 brasileiros na Faixa de Gaza. Eles devem ser retirados do local por Rafah, cidade na divisa entre a Faixa de Gaza e o Egito. A cidade também está sob ataque, por isso, a saída também é considerada perigosa.

— Nosso escritório em Ramallah está em contato com 30 brasileiros e 3 estrangeiros que estão juntos. A passagem de Rafah tem uma abertura intermitente, em função da segurança naquela zona. A outra questão é a autorização para ingresso no território egípcio. 

Por enquanto estamos trabalhando com a passagem por Rafah, no sul de Gaza. Contratamos serviço de transporte interno. Se surgir outra opção mais segura, vamos optar por ela — afirmou secretário para África e Oriente Médio do Itamaraty, Carlos Sergio Duarte.


Fonte: O GLOBO