Sindicato diz que há relatos de não pagamento de plantões e corte dos adicionais dos médicos do estado. Categoria pretende suspender plantões extras caso situação não seja resolvida.

Os médicos da rede pública estadual de Saúde cobram que o governo do Acre volte a fazer o pagamento das gratificações dos profissionais e dos plantões já realizados. A categoria se reuniu em assembleia geral na última quarta-feira (4) e decidiu que pode deflagrar greve por tempo indeterminado a partir do mês que vem caso a situação não se resolva.

Os profissionais votaram ainda pela suspensão total dos plantões extras a partir de novembro. O presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Guilherme Pulici, informou que decidiu convocar a assembleia geral após receber várias reclamações relacionadas ao não pagamento de plantões e ao corte dos adicionais dos médicos

“A categoria decidiu por oferecer um prazo de pouco mais de 30 dias para demonstrar sua boa vontade. Caso haja a confirmação do pagamento de todos os direitos para todos os médicos, a paralisação não será realizada.

Não podemos admitir que o médico seja punido pela ineficiência da gestão atual, responsável pela crise financeira. Os servidores trabalharam muito durante a pandemia de Coronavírus e não receberam as devidas homenagens e, ainda assim, são os primeiros a serem prejudicados economicamente”, criticou o sindicalista.

Além do pagamento dos plantões e gratificações, a categoria também cobra o cumprimento de pautas antigas como a reformulação do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) e a reposição inflacionária.

Fonte: G1