Disputas nas categorias sub-18 e sub-15 no masculino e feminino, no Sesc São João de Meriti, prometem muita emoção na briga pelo título

A disputa de vôlei do 41º Intercolegial afunilou. Neste fim de semana, 11 escolas entram em quadra em busca de um lugar na grande decisão do campeonato, disputado no Sesc São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Capitã do sub-18 do Centro Educacional Meireles Macedo (CEMM), de Guaratiba, a estudante Nicoli Ribeiro Costa, de 17 anos, está confiante na equipe para chegar à final e sair com a taça.

— A expectativa sempre vai ser pelo título. Eu quis muito participar do Intercolegial neste ano, pois senti que o meu time estava pronto. Conheço as meninas e sei do potencial delas — afirma Nicoli Ribeiro, ressaltando a importância extra para enfrentar o colégio Elite, da Tijuca, na semifinal. — Nós acrescentamos um dia de treino. É hora de levar o adversário em conta. Sabemos que é um time difícil, mas temos toda a capacidade de avançar — completa a jogadora do Centro Educacional Meireles Macedo.

Medalhista de ouro

A estudante tem uma referência no vôlei: Bruninho, campeão olímpico com o Brasil nos Jogos do Rio-2016 e uma das lideranças da seleção masculina. Ela veste a camisa 1 em homenagem ao levantador, e o uniforme se tornou uma espécie de amuleto.

— Isso me ajuda a ter mais confiança e a certeza de que eu vou fazer um bom jogo. Ele é um ótimo atleta, capitão e líder, e me inspiro nele para aplicar os fundamentos dentro de quadra — conta.

Além da camisa 1, Nicoli explica outro ritual.

— Antes de irmos para os jogos, nós nos encontramos na escola, acendemos um incenso e passamos em volta do carro — revela.

Se o CEMM avançar no sub-18, vai enfrentar Garriga de Menezes (Jacarepaguá) ou Pedro II (Tijuca). No sub-15, o CEMM duela com o Garriga, e os GEOs Juan Antônio Saramanch (Santa Teresa) e Doutor Sócrates (Guaratiba) decidem a segunda vaga.

No masculino, Elite, Gama (Duque de Caxias), CEL (Lagoa) e IFF Macaé disputam as semifinais do sub-18. Já no sub-15, Seice (Duque de Caxias), Garriga, e os GEOs Juan Antônio Saramanch e Félix Mieli Venerando (Caju) estão na briga.

A 41ª edição do Intercolegial tem realização do jornal O GLOBO, apresentação do Sesc-RJ e patrocínio da Enel por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do governo do Rio de Janeiro, via Secretaria estadual de Esporte e Lazer.


Fonte: O GLOBO