Inmet emitiu alerta de 'Perigo' para RS, SC e PR; SP pode ter pancadas isoladas, e no RJ precipitação deve atingir até 50 mm/dia
A onda de calor que atua em boa parte do Centro-Oeste brasileiro e partes do Norte deve continuar ao longo desta quinta-feira, podendo atingir seu pico, segundo o Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet). Para esta quinta-feira, também são esperadas tempestades para o interior da região Sul, e chuvas intensas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, além de pancadas isoladas em SP.
Praticamente todo o território do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul está na área de atuação da onda de calor. De acordo com o Climatempo, nesta quarta-feira, Cuiabá (MT), pela segunda vez no ano, registrou sua temperatura mais alta, de 42°C. A capital matogrossense pode ter máxima de 43°C a partir de sexta-feira, de acordo com os dados do Inmet. Nas demais capitais da região, apesar do calor, os termômetros não devem superar os 37°C.
Além do Centro-Oeste, a onda de calor também deverá atingir o leste de Rondônia (RO), sudeste do Pará e sul do Tocantins.
— Chuvas no centro sul do país, enquanto no centro norte segue com alto calor — resume a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, quanto a previsão do tempo para os próximos dias — Essa semana é muito quente para a parte central e nordeste do país. Estamos vivenciando um calor com picos entre quarta e quinta-feira.
No Sudeste, a tendência é que as chuvas se concentrem entre Rio de Janeiro, Minas Gerais e sul do Espírito Santo até sexta-feira. Elas, no entanto, devem ser menos intensas do que em SC, RS e PR, tendo recebido a classificação do Inmet de "Perigo Potencial". As rajadas de vento não devem ficar acima dos 60 km/h, nem as chuvas superarem 50 mm/dia. Os riscos de danos são baixos, de acordo com o órgão.
No Rio de Janeiro (RJ), as temperaturas não devem superar os 25°C até o sábado, e chuvas isoladas são esperadas para todos os dias, de acordo com o Inmet. A máxima prevista para o domingo é de 28°C. A capital paulista também deve ter muitas nuvens com chuvas isoladas até o domingo. Em São Paulo deverá fazer menos calor, com a máxima prevista sendo de 22°C até o sábado. No domingo, volta a tendência de alta, com máxima de 25°C.
Chuvas isoladas e pancadas também acontecem em Belo Horizonte (BH) ao longo do restante da semana, acompanhadas de trovoadas apenas no sábado. Os termômetros da capital mineira não devem ultrapassar os 29°C. Cenário parecido se repete em Vitória (ES), com chuvas isoladas até sábado, e temperaturas abaixo dos 28°C.
O Inmet emitiu um alerta laranja, de "Perigo", para o interior de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná por conta da tempestade que deve atingir a região nesta quinta-feira. A chuva deve ficar entre 50 mm/dia e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h. Há ainda a possibilidade de queda de granizo. O alerta tem validade entre a meia-noite e 10h.
O Inmet aponta ainda para o risco de alagamentos, estragos em plantações, queda de árvores e corte de energia elétrica no Sul.
Há também um alerta de baixa umidade para boa parte do Nordeste. Classificado como de 'Perigo Potencial', ele tem validade para o Piauí, noroeste da Bahia, norte de Minas Gerais, além do interior do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. Entre as recomendações do Inmet para evitar danos à saúde estão: beber bastante líquido; evitar desgaste físico nas horas mais secas e a exposição ao sol quando fizer mais calor.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários