Um shopping em Rio Branco registrou filas nesta sexta-feira (25). Pesquisa da Fecomercio aponta otimismo do comércio.

A última sexta-feira (25) de novembro é conhecida pelas promoções que o comércio costuma fazer nessa data, um mês antes do Natal, para movimentar a economia. Conhecida, como Black Friday, muitos consumidores aguardam a data para garantir descontos de 50% e até 60% a depender da loja. Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) apontou que 91,5% dos empresários em Rio Branco estão otimistas com a data.

O estudo feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac) aponta que dos otimistas, 54,7% acreditam que o consumidor está mais motivado para gastos. A pesquisa foi feita no último dia 13, junto a 103 empresários e a 203 pessoas com potencial de consumo doméstico em Rio Branco. Além disso, para 62,2% dos empresários entrevistados, as vendas devem crescer entre 10% e 50%; em contrapartida, 30,2% acreditam numa redução entre 10% e 25%.

Conforme 33% dos empresários entrevistados, a melhora nas vendas da Black Friday ocorre somente na véspera do respectivo dia de calendário, seguidos por outros 30,2%, que admitem tal melhora no próprio dia. Também 22,6% apontam percepção de melhora no início do mês de novembro e 12,9%, a partir do pagamento de salários referente ao mês de outubro.


Movimento em shopping de Rio Branco ainda é tranquilo nesta sexta-feira (24) — Foto: Rafaela Rodrigues/CBN Rio Branco

A vendedora Heloísa Batista disse que todas as lojas se preparam muito para essa data e que as expectativas são boas.

"Há promoções assim de 50% a 70%, já dei uma rodada por aqui, já vi muita coisa legal. Já adquiri algumas coisas e espero conseguir adquirir também outras. A gente espera superar valores já de outros anos, vender bastante, queima de produtos na Black Total, assim, deixar a loja limpa pra coleção 2024 chegar", disse ela ao aproveitar também a data para comprar.

Silas Ferreira, funcionária estadual, aproveitou a promoção em uma loja de calçados. “Deu para comprar dois sapatos porque hoje está mais barato”, disse. Mas, as compras não ficaram apenas por aí, ela revelou que ainda ia pesquisar os valores do forno elétrico.

Anderson Rocha, vendedor, também optou por ir cedo ao shopping para garantir produtos com desconto. “Tem mais descontos, mais variedade de manhã cedo. Eu prefiro vir na loja. Toda vez prefiro vir mais na loja do que comprar pela loja on-line. Está bom os preços, está muito bom, então comprei umas coisinhas”, contou.

Antonia Souza é professora e disse que deixa para comprar perfumes sempre nessa data e aproveita para fazer um estoque. “Todos os anos eu faço isso, aguardo e compro vários perfumes. Vim ontem à noite comprei uns e a vendedora disse que iria ter mais hoje e voltei. Achei que este ano está um pouco fraco, mas deu para aproveitar”, contou.

Para o consumo, 55,2% da população entrevistada se disse motivada pelo gasto na Black Friday. Dos bens mais desejados, 22,4% devem adquirir aparelhos de celulares e tablets; enquanto outra parcela, de 14,4%, demonstra preferência para compra de TV; 11,5%, para móveis em geral; e 10,3%, para roupas. Também tem a população que deve comprar geladeira, dentre outros objetos.


Consumidores aproveitaram as promoções na Black Friday — Foto: Letícia Vale/CBN Rio Branco

Assim como previa a pesquisa, Ana Kirbelly, autônoma, foi uma das que aproveitaram a promoção de celular. Ela já vinha acompanhando o preço há algum tempo e viu que valia a pena. “Eu vim por um produto específico, esperei por essa data e o vendedor me avisou e vi que o preço estava mais acessível”, disse.

Da amostra das empresas pesquisadas, os segmentos mais presentes são de vestuários (34,0%) e de acessórios (26,4%), muito embora se verifique representantes dos ramos de móveis e eletrodomésticos (8,5%), artigos de farmácia (6,6%) e de festas (5,7%), dentre outros.

Daniel Ferreira, gerente de marketing do shopping, disse que a administração tem mantido também todas as ofertas no perfil do estabelecimento.

“A gente tem atrações, sexta e sábado e domingo vai ter música ao vivo, DJ aqui na praça de alimentação E algumas entradas também do shopping, então vai ser muito legal e o horário também tá estendido pra quem quiser ter mais tempo pra aproveitar”, disse.

Nesta sexta, as lojas do shopping ficam até meia-noite. No sábado (25), as lojas ficam até às 22h e domingo (26), às 21h.

“O varejo no geral tá sendo com uma expectativa muito boa, muito positiva. Nossas lojas estão aí muito preparadas com estoque, com promoção, com os vendedores preparados para ser uma data muito bacana”, disse.

Fonte: G1