Banco diz que sistema "não atualizou corretamente o saldo" e promete solução "em breve"

Desde o início da manhã de hoje, vários clientes do banco Bradesco vêm relatando problemas com suas contas digitais. Alguns deles destacaram que todo o dinheiro sumiu das contas, e outros citaram que o saldo amanheceu negativado. O problema é detectado no aplicativo, no site e nos caixas eletrônicos, segundo relatos.

De acordo com o site Downdetector, plataforma on-line que fornece aos usuários informações em tempo real sobre o status de vários sites e serviços, o auge de reclamações nas redes sociais ocorreu por volta das 11h, quando mais de 200 pessoas relatavam problemas. Às 16h48, esse número havia reduzido para 127.

A maior parte das reclamações era de que todo o dinheiro havia sumido das contas, enquanto outros disseram que a conta estava negativada. Serviços como pix e transferências foram os mais afetados.

Uma gerente do banco confirmou ao GLOBO que o problema seria parte de um "erro sistemático". Em nota, o Bradesco disse que o "processamento noturno do banco não atualizou corretamente o saldo da conta corrente de um grupo reduzido de clientes, e que a situação deve ser regularizada em breve".

Saiba o que fazer se o seu dinheiro sumiu ou se sua conta ficou negativada:

O que aconteceu com as contas no Bradesco?

O Bradesco disse em nota que seu "processamento noturno não atualizou corretamente o saldo da conta corrente de um grupo reduzido de clientes e a situação deve ser regularizada em breve". A instituição não deu detalhes sobre o que teria provocado a falha ou quanto tempo levará para que ela seja corrigida.

Não consegui pagar conta por falta de saldo. E agora?

Segundo Adriano Fonseca, advogado da Proteste, entidade de defesa de direitos do consumidor, os clientes que não conseguirem pagar conta com vencimento hoje por falta de saldo podem exigir que o Bradesco arque com eventuais juros e multas.

— Além disso, podem ser observados eventuais danos morais caso a situação cause algum tipo de constrangimento ao consumidor — afirma.

Fonseca indica que qualquer dano ocorrido ao consumidor que seja vinculado a uma prática de terceiros deve ser reparado integralmente pelo banco.

No entanto, se o consumidor não tiver qualquer prejuízo, não há que se falar em indenização, diz o Procon-RJ.

Onde devo registrar uma queixa?

Fonseca orienta que o cliente junte protocolos de atendimento e todo tipo de prova dos danos ocorridos durante o período de transtorno. O primeiro registro a ser feito é no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Bradesco, seja por telefone ou pelo site

— Embora tenham afirmado solução em breve tempo, esse tipo de registro auxilia na reparação dos danos caso o problema tenha que ser judicializado — afirma o advogado.

Ele orienta que é importante, nesse contato, deixar registrado o valor que "sumiu" da conta e o transtorno que essa situação causou.

Além do SAC do banco, o consumidor pode procurar o Procon e o site consumidor.gov.br

E no caso de um Pix ou transferência negado por causa de falta de saldo na conta, o que acontece?

Neste caso há falha na prestação do serviço bancário. Segundo o art. 14 do CDC, a instituição financeira responde pela reparação dos danos causados. O consumidor deve documentar a negativa de transferência ou de PIX, informar o Banco, guardar os comprovantes. Demonstrado o prejuízo é possível solicitar judicialmente reparação dos danos.


Fonte: O GLOBO