Ele recebeu 77 votos, liderando a lista tríplice, que contou ainda com o procurador de Justiça Celso Jerônimo de Souza e o promotor de Justiça Glaucio Shiroma Oshiro.

O governador Gladson Cameli reconduziu Danilo Lovisaro do Nascimento para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), para o biênio 2024/2026. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial nessa segunda-feira (20).

A votação ocorreu durante todo o dia da eleição para escolha do chefe do MP-AC. Ele recebeu 77 votos, liderando a lista tríplice, que contou ainda com o procurador de Justiça Celso Jerônimo de Souza e o promotor de Justiça Glaucio Shiroma Oshiro.

“Expresso meu profundo agradecimento ao governador, que agiu com celeridade nesta nomeação, permitindo dar continuidade ao trabalho iniciado no meu primeiro mandato, que se encerra em 24 de janeiro. Isso nos proporciona tranquilidade para que a gestão prossiga sem interrupções. A nomeação reflete plenamente a vontade dos membros do Ministério Público.

Ressalto que os outros dois candidatos da lista tríplice também fazem parte da atual gestão, evidenciando a aprovação do trabalho que vem sendo realizado. Temos um longo caminho pela frente nos próximos dois anos, e o Ministério Público está comprometido em realizar todas as suas atividades, cumprindo sua missão constitucional”, declarou Danilo Lovisaro em site oficial da instituição.

Durante nomeação, Cameli parabenizou Lovisaro pela recondução e disse que o resultado das eleições mostra a confiança no trabalho do procurador.

“Quero parabenizar o nosso procurador-geral pela eleição, pois quando as instituições estão em harmonia, o estado está fortalecido. Reconheço a grande gestão do Lovisaro a frente do Ministério Público nos últimos dois anos e que o próximo biênio seja ainda mais grandioso. O governo está à disposição por parcerias e um esforço conjunto onde o maior objetivo é o crescimento do estado do Acre”, destacou o governador Gladson Cameli no site oficial do governo.

Trajetória

O Procurador de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento é Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Direito pela Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”. Professor efetivo da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Lovisaro já atuou como coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), membro titular do Conselho Superior do MP-AC. Foi titular da Promotoria do Tribunal do Júri, da 8ª Promotoria de Justiça Criminal, da Promotoria Especializada do Controle Externo da Atividade Policial e Fiscalizações de Presídios e da Promotoria Especializada no Combate à Evasão Fiscal. Foi, também, Promotor Corregedor, Assessor de PGJ, Diretor da Fundação Escola do MP-AC e Presidente do Colégio Nacional de Diretores de Escolas (Cdemp).

Fonte: G1