Um cuidador que mora na propriedade foi levado ao hospital por inalação de fumaça após os esforços para resgatar os animais

Um incêndio que atingiu um estábulo no Colorado, Estados Unidos, causou a morte de ao menos 11 cavalos na madrugada desta segunda-feira. Inicialmente, as autoridades haviam afirmado à imprensa que dez animais morreram, mas, na madrugada desta terça-feira, confirmaram que um outro também não resistiu.

De acordo com a CBS News, o estábulo tinha licença para abrigar até 16 cavalos. Até o momento, porém, não se sabe quantos animais estavam no local. Chefe dos bombeiros de Franktown, David Woodrick ressaltou que os estábulos costumam estar "cheios de palha seca e madeira", o que fez com que o fogo se espalhasse rapidamente.

— Conseguimos fornecer mais de 54 mil galões de água ao local — disse Woodrick. — Estamos em uma área rural onde não temos hidrantes, então, naquele momento, tentamos impedir que o fogo se espalhasse para outras estruturas ou para a floresta da região.

Um cuidador que mora na propriedade foi levado ao hospital por inalação de fumaça após os esforços para resgatar os cavalos, e ao menos quatro foram salvos. Os animais tinham diferentes proprietários, e agora as autoridades trabalham para contatar todos eles. A causa do incêndio ainda é desconhecida e está sob investigação.

Ainda segundo a CBS, o Distrito de Proteção contra Incêndios de Franktown disse que não fornecerá mais informações sobre o cuidador ou seu estado de saúde neste momento. Já se sabe que o estábulo, porém, sofreu uma perda total. Os donos tinham um alarme de incêndio no local, mas nenhum sistema de supressão de incêndio.

— Franktown é uma comunidade muito pequena, então quando algo acontece a uma pessoa, afeta a todos nós — disse Irishura Gidioni, um pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Franktown. Ele passou a manhã confortando um membro da congregação que perdeu um cavalo no incêndio. — Sei que para eles é como perder um ente querido.


Fonte: O GLOBO