Superdeportes, da cidade de Valencia, onde aconteceram episódios marcantes de injúria racial na última temporada, volta a subir o tom contra o brasileiro

Nem mesmo a mensagem contundente ao receber o Prêmio Sócrates, na Bola de Ouro, foi suficiente para que a Espanha desse ouvidos às queixas de Vinicius Júnior sobre os frequentes episódios de racismo que sofre no país. Nesta quarta-feira, o jornal Super Deportes, de Valencia, publicou uma capa com uma foto do jogador e duras críticas, chamando-o de "Pinóquio" e categorizando suas manifestações antirracistas como "show" e mentiras".

A publicação foi uma resposta do jornal da cidade onde Vini Jr., em maio do ano passado, foi alvo de ofensas racistas de torcedores. Ao receber o prêmio, ele exibiu cenas do episódio que aconteceu no estádio Mestalla, durante duelo da La Liga, rapidamente repercutiu ao redor do mundo, e o brasileiro entrou com um processo contra o time. 

Desde então, clube e seus torcedores insistem em dizer que o brasileiro exagera nas reações ao ser alvo de racismo. A capa do Super Deportes afirma que "O show de Vinicius e suas mentiras continuam prejudicando o Valencia e todos os seus torcedores", diz a mensagem na capa do jornal.

A publicação traz ainda um tweet do clube, publicado na segunda-feira, quando a premiação aconteceu, na capa. A nota oficial diz que "O Valencia lamenta o uso de nossa imagem e sua associação a comportamento islados que oo clube erradicou de forma urgente e taxativa, aplicando a pena mais dura aos culpados. Reiteramos nooso mais absoluto repúdio contra o racismo, mas também pedimos o máximo respeito por nossos torcedores e clube".

Esta não é a primeira vez que o Super Deportes faz a associação entre Vinicius Júnior e o personagem Pinóquio. Em 5 de outubro, o jornal publicou uma foto do jogador com um nariz de madeira, e o texto da capa afirmava que o jogador mentiu à juíza em seu depoimento sobre o racismo sofrido em Mestalla.

Jornal espanhol compara Vini Jr. a Pinóquio — Foto: Reprodução


Fonte: O GLOBO