Droga estava em 52 fardos prontos para serem jogados no mar, no porto de destino, que ainda não foi identificado pelos agentes

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, apreendeu 1,5 tonelada de cocaína em um navio atracado no Porto de Vitória, no Espírito Santo, neste domingo. Aproximadamente 1.594 quilos da droga estavam em 52 fardos prontos para serem jogados no mar, no porto de destino, que ainda não foi identificado pelos agentes.

A investigação começou com informações de que a embarcação seria usada para levar drogas do Brasil para a Europa. A polícia realizou, então, uma inspeção a partir do monitoramento do navio, em cooperação policial com outros países — o que já culminou em apreensões anteriores nos portos de Santos, Tenerife e Hamburgo.

PF apreende 1,5 tonelada de cocaína em navio atracado no ES — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Mais de 50 policiais da Polícia e da Receita Federal participaram da operação, que teve apoio de 14 cães farejadores dos grupamentos K9 e duas embarcações da PF e da Receita que patrulham o porto.

Impressões digitais

Durante a ação, agentes colheram amostras de material genético nos locais onde os fardos estavam escondidos. O material colhido será usado para comparação com o de suspeitos. Além disso, amostras das impressões digitais dos tripulantes também foram recolhidas para comparação com impressões digitais reveladas nas embalagens dos fardos de cocaína.

As equipes de cães farejadores fizeram varredura nos 13 andares do navio, e drones subaquáticos da polícia examinaram as caixas-mar localizadas no casco da embarcação. Os tripulantes chegaram a prestar depoimento e a droga foi encaminhada para pesagem na Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo.


Fonte: O GLOBO