De acordo com pesquisa publicada no The Lancet molho de tomate industrializado, por exemplo, não pode ser comparado com salsicha

Porto Velho, RO -
Não é novidade para ninguém que o consumo de alimentos ultraprocessados, como salsicha, hamburguer, congelados, entre outros, faz mal para a saúde. Entretanto, de acordo com um novo estudo publicado na revista científica The Lancet, existem alimentos dessa categoria são menos nocivos que outros. Inclusive, alguns podem até trazer benefícios para a saúde, como pães e cereais.

A descoberta está baseada numa análise do histórico alimentar e das doenças desenvolvidas por 266.666 pessoas em sete países europeus, incluindo o Reino Unido. De acordo com os resultados publicados na segunda-feira (14), o consumo regular de produtos ultraprocessados à base de carne – como salsichas – e bebidas açucaradas aumenta a probabilidade de desenvolver câncer, doenças cardíacas e diabetes.

Por outro lado, pães e cereais, reduzem o risco desses problemas devido à presença de fibras. Da mesma forma, molhos e condimentos também são prejudiciais à saúde humana, mas não tanto quanto os produtos de origem animal e os refrigerantes.

Os pesquisadores, incluindo integrantes da IARC, agência da Organização Mundial da Saúde (OMS) que faz pesquisas sobre câncer, também afirmam que doces e sobremesas, refeições prontas, salgadinhos e alternativas vegetais “não estão associados ao risco de multimorbidade”.

Em atualização


Fonte: O GLOBO