Choque com estrutura de esgoto causou danos ao carro do piloto espanhol; escuderia critica episódio como 'inaceitável'

O Grande Prêmio de Fórmula 1 de Las Vegas teve um início constrangedor, nesta quinta-feira, com o cancelamento da primeira sessão de treinos livres, após apenas nove minutos, devido a um problema com uma tampa de bueiro na pista.

O piloto espanhol Carlos Sainz Jr., da Ferrari, teve que interromper o treino depois que seu carro sofreu um forte golpe ao saltar sobre a tampa de bueiro. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento do impacto, que gerou faíscas e danos na dianteira do veículo. A bandeira vermelha foi acionada após o choque.

Os organizadores realizaram uma revisão de segurança neste novo circuito que levou a um atraso de pelo menos duas horas no início da segunda sessão.

Os problemas deste tão aguardado Grande Prêmio noturno, que exigiu meses de obras que dificultaram o trânsito de residentes e de milhares de trabalhadores do setor hoteleiro, começaram poucos minutos após o início do primeiro treino.

Os organizadores anunciaram posteriormente que, por questões de segurança, a primeira das duas sessões da noite não seria retomada, o que causou grande desilusão entre os adeptos deste circuito urbano situado na famosa Strip, avenida dos principais cassinos.

A inspeção determinou que “foi a estrutura de concreto em torno de uma tampa de bueiro que falhou”, disse a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em comunicado. “Agora temos que verificar todas as outras tampas dos bueiros, o que levará algum tempo”.

'É inaceitável'

Até a interrupção dos treinos, Charles Leclerc, companheiro de Sainz Jr. na Ferrari, fez a volta mais rápida (1:40.909), no retorno da Fórmula 1 a Las Vegas após as duas corridas anteriores, em 1981 e 1982.

A equipe italiana disse que estava verificando os danos causados ​​ao carro de Sainz e estimou que “parecem bastante extensos”.

O chefe da equipe Ferrari, Frederic Vasseur, disse que não havia chance de Sainz participar do segundo treino.

“Danificou completamente o monocasco, o motor e a bateria. É simplesmente inaceitável”, disse ele, visivelmente chateado em entrevista coletiva. "Isso nos custa uma fortuna. Certamente não participaremos da segunda sessão. Acho que hoje é inaceitável para a F1."

O carro Alpine do francês Esteban Ocon também sofreu danos e a equipe foi obrigada a iniciar a troca do chassi do veículo. "Bati em alguma coisa", disse ele, à equipe.

Um incidente semelhante ocorreu em 2019, no Grande Prêmio do Azerbaijão, onde o britânico George Russell, então membro da Williams, viu seu carro ser atingido por uma tampa de bueiro solta, e a primeira sessão de treinos livres foi cancelada.

A corrida de Las Vegas é a penúltima do calendário da Fórmula 1, que será encerrada em Abu Dhabi no dia 26 de novembro.

O holandês Max Verstappen já garantiu o terceiro título mundial, mas seu companheiro de equipe na Red Bull, o mexicano Sergio Pérez, e o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) continuam brigando pelo vice-campeonato.


Fonte: O GLOBO