O ministro acompanha presencialmente a situação que atingiu mil famílias no acampamento Terra e Liberdade, em Paraupebas (PA)

Após um incêndio causar a morte de nove pessoas, sendo seis delas integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra que viviam no acampamento Terra e Liberdade, em Parauapebas (PA), o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que vai prosseguir com negociações para um assentamento definitivo das cerca de mil famílias que vivem no local.

— Nós vamos prosseguir com as negociações em curso para assentamento dessas famílias. Tivemos ligação com o presidente da Vale semana passada para buscar uma solução para assentamento dessas famílias. O governo do Pará estará representado e o prefeito de Parauapebas vai acompanhar os trabalhos — ressaltou Teixeira.

O ministro acompanha presencialmente a situação após pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta manhã, ele acompanhou o velório coletivo realizado para as vítimas do acidente, que ocorreu durante a instalação internet pela empresa G4 Internet. O equipamento teria colidido com fios de alta tensão e iniciado um incêndio de grandes proporções.

Segundo o MST, dois barracos foram completamente destruídos pelo fogo. O corpo de bombeiros e o Samu foram acionados rapidamente e prestaram atendimento às vítimas ao longo da noite e manhã de domingo.

Uma investigação é conduzida pela Polícia Civil do Pará, que deve ouvir a empresa de internet nos próximos dias. Em nota, a Polícia Científica informou que sete corpos foram identificados e liberados. Os outros dois vão passar por exames para identificação, como coleta de DNA. Uma equipe técnica do Governo do Pará foi enviada ao município e presta o apoio necessário.

O GLOBO procurou a G5 Internet, mas ainda não obteve retorno.

explosão da rede de eletrificação. proceguir negociação para um assentamento dessas familias, tivemos uma ligação com o presidente a VALE PARA AUMASOLUÇÃO DO ASSENTAMENTO DESSAS FMILIAS.


Fonte: O GLOBO