Colombiano tem parceria especial com Cano, costuma resolver jogadas rápido e tem influência direta em resultados do time

Pela segunda temporada consecutiva, Jhon Arias conseguiu uma expressiva marca estatística pelo Fluminense: o duplo-duplo. Com dois dígitos de gols e assistências — foram 11 bolas na rede e 17 gols servidos até o momento. O colombiano é o vice-líder de participações em gols em toda a temporada tricolor, atrás apenas do argentino Germán Cano, que marcou 40 vezes neste ano.

A estreia da equipe de Fernando Diniz acontece hoje, às 15h (horário de Brasília), contra o Al Ahly (Egito), e o camisa 21 é o principal motor de criação deste elenco. Com ele, as chances de sucesso são maiores. O atleta de 26 anos tinha sido até mais produtivo em gols em 2022, quando marcou 16. Já o número de assistências foi igual, e pode ser superado nestes últimos dois jogos.

Para entender melhor o lugar de Arias no conjunto do Flu, o GLOBO analisou cada um de seus passes para gol neste ano e fez um raio-X de suas atuações. Inicialmente, não é surpresa concluir que o jogador que ele mais sirva é Cano. Um quinto dos gols do argentino em 2023 — oito, ao todo — vieram diretamente após passes do colombiano. O segundo mais servido foi o volante Martinelli, que marcou dois de seus três gols tendo a contribuição do meia-atacante.

Raio-x das assistências de Arias — Foto: Editoria de Arte

Êxito pelo alto e por baixo

Jogador de características rápidas, e quase sempre caindo pela direita, naturalmente, as maiores contribuições de Arias vêm por esse setor do campo. Ele tem especial facilidade em descolar passes de fora da área — onde se originaram 12 de suas assistências —, quando recua para a intermediária e vê as jogadas de frente.

O meia costuma resolver jogadas em um toque. Nove de suas assistências vieram assim. Claro que ele não abre mão de conduzir a bola e segurar jogadas — seis assistências aconteceram após dar três ou mais toques.

Influência grande nos resultados

A boa notícia para o Mundial é que o colombiano vem numa boa sequência. Nas últimas quatro rodadas do Brasileirão, serviu quatro gols: dois contra o Coritiba, e um contra Flamengo e Santos. Contra o Grêmio, ele próprio balançou as redes, assim como contra o time paulista.

Colombiano precisa de poucos toques para encontrar companheiros — Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Inclusive, foram três partidas neste ano em que Arias registrou gol e assistência no mesmo jogo: vieram três vitórias. A sua atuação mais especial foi na goleada por 5 a 1 sobre o River Plate, pela fase de grupos da Libertadores, quando marcou duas vezes e ainda serviu um gol de Cano.

Diniz sabe que tem uma peça de confiança muito especial, e que o sucesso do Fluminense sempre passou por ele. Além da qualidade técnica, a disponibilidade física de quem está em campo quase sempre — até mesmo quando volta de Data Fifa com a Colômbia —, faz do solidário Arias um dos grandes pilares do campeão da América.


Fonte: O GLOBO