Intempéries climáticas dificultaram pouso de aeronaves no Reino Unido; cerca de 40 mil residências ficaram sem energia elétrica

Uma tempestade deixou um rastro de problemas em toda a Inglaterra, Escócia e País de Gales. Nesta quinta-feira, cerca de 40 mil casas ficaram sem energia elétrica, o transporte ferroviário foi interrompido e, ao menos, 18 voos do aeroporto de Heathrow, em Londres, foram suspensos. 

Aqueles que conseguiram manter as aterrissagens na capital inglesa foram surpreendidos pelos fortes ventos que dificultaram a chegada. Um vídeo de uma aeronave 'sambando' para pousar na pista viralizou nas redes sociais.

O pouso que fez sucesso na internet foi protagonizado por um 777 da American Airlines com capacidade de 301 a 368 passageiros. Dependendo da especificação, o avião pode chegar a quase 300 toneladas.

Segundo informações do jornal britânico SkyNews, o tornado que atingiu o Reino Unido foi classificado como T5 em uma escala de 0 a 10. Na ocasião, veículos motorizados mais pesados ​​como caminhões e pick-ups 4x4 chegaram a levitar, paredes e telhados foram arrancados das estruturas, postes de luz e móveis foram arrastados pelas ruas de Manchester.

Imagens mostram o ponto de vista dos pilotos de uma das aeronaves que enfrentou as intempéries do tornado no momento em que voava.

Em um outro vídeo, os aviões parecem fazer um 'drift' no céu para conseguir driblar a dificuldade que os ventos impunham à aerodinâmica da aterrissagem.

Segundo especialistas, a manobra é comum na aviação, e a inclinação da aeronave também é influenciada pela ilusão de óptica. Os pilotos fazem uma espécie de compensação — e quanto mais vento, maior será a compensação e a inclinação do avião.


Fonte: O GLOBO