Rio de Janeiro e São Paulo passarão o feriado com tempo nublado e chuva; volta a fazer calor intenso no Nordeste

O Inmet prevê que os dias 24 e 25 de dezembro serão abafados e chuvosos na maior parte do Brasil, com exceção do Nordeste, que terá céus abertos e altas temperaturas. Um corredor de umidade vai descer da Amazônia e trazer precipitações ao Rio de Janeiro e São Paulo. No Sul, devem cair chuvas intensas, principalmente no dia 25.

Natal trará frente fria ao Sul e calorão ao Nordeste | Mapa de chuvas (esquerda) e temperatura (direita) — Foto: Inmet

O corredor de umidade se formará a partir de quarta-feira (20), causado pela Zona de Convergência Intertropical, que se encontra ao sul da linha do equador. O calor e a humidade descerão pelo Norte, Centro-Oeste e Sudeste, onde encontrará uma frente úmida que passará pelo litoral carioca, favorecendo chuvas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. 

A cidade de São Paulo também terá precipitações, mas em menor volume. As temperaturas no Sudeste devem ficar em torno de 30°C, com exceção do norte de Minas Gerais, que pode enfrentar calor de até 38°C.

Entre os dias 24 e 25, uma Zona de Baixa Pressão no litoral do Sul deve levar uma frente fria à região. O sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul podem esperar baixas temperaturas, em torno dos 20°C, e tempestades, com queda de granizo e até 60 mm de chuva.

— O natal no Sul, do dia 24 para o 25, vai ter muita chuva por causa desse centro de baixa pressão que vai se formar na região — disse Andrea Ramos, do Inmet — uma frente fria vai se formar e causar instabilidades na região inteira.

Um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que deve levar chuvas ao Nordeste esta semana, vai se deslocar para o norte no dia 24 e impedir a formação de nuvens carregadas, favorecendo tempo quente e seco durante o natal. As temperaturas máximas podem chegar a 40°C na região.

Previsão do tempo na quarta-feira (20)

Um Corredor de Umidade deve descer da Amazônia e começar a formar nuvens carregadas no Rio de Janeiro e São Paulo a partir de quarta-feira. As duas capitais terão céus nublados, com mínima de 18°C, mas ainda não deve cair chuva. A máxima no Rio de Janeiro será de 32°C, enquanto São Paulo terá um dia mais fresco, com máxima de 28°C.

Norte de Minas Gerais e Sul da Bahia podem ser atingidos por uma tempestade nesta quarta-feira — Foto: Inmet

O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que se encontra perto da região Nordeste vai trazer instabilidades, com chuvas e trovoadas intensas, principalmente no sul da Bahia e no norte de Minas Gerais e Espírito Santo. O Inmet emitiu alerta laranja para essa região, devido à possibilidade de tempestades e chuvas de até 60 mm/h. As precipitações também trazem um temperaturas mais baixas, entre 20°C e 24°C, enquanto o resto do Nordeste enfrenta calor de 30°C a 34°C.

Belo Horizonte, por sua vez, terá um dia quente e chuvoso, com fortes pancadas de chuva na parte da tarde e máxima de 32°C. No Sul, todas as capitais terão céus nublados. Porto Alegre e Florianópolis terão máxima de 29°C e mínima de 22°C, mas Curitiba desfrutará de um tempo ligeiramente mais fresco, com temperaturas entre 18°C e 26°C.

O Norte inteiro deve ter temperaturas entre 30°C e 32°C. O calor e a umidade provocados pelo Corredor de Umidade também devem trazer chuvas de baixa intensidade à região. O Centro-Oeste pode começar a receber precipitações mais intensas, principalmente no noroeste e centro de Mato-Grosso e no noroeste de Goiás. Tanto Cuiabá quanto Goiânia devem ter pancadas de chuva e trovoadas à tarde e à noite. Em Curitiba, a temperatura fica entre 18°C e 26°C, enquanto Goiânia terá máxima de 30°C e mínima de 20°C.


Fonte: O GLOBO