Fenômeno ‘Gerrit’ que atinge a Grã-Bretanha provoca ventos de até 130 km/h

A tempestade que varre o Reino Unido tem provocado estragos em toda Inglaterra, Escócia e País de Gales. Nesta quinta-feira, o mau tempo danificou casas, cancelou comboios de transporte, tirou a eletricidade de diversas pessoas e, de ontem para hoje, cancelou pelo menos 18 voos só no aeroporto de Heathrow, na capital inglesa — e aqueles que não foram cancelados “lutaram” para pousar.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram aeronaves quase de lado antes de tocarem a pista no aeroporto internacional de Heathrow e de Bristol, em North Somerset. As rajadas de vento chegaram a 136 km/h.

A manobra é comum na aviação, além da inclinação da aeronave ser influenciada pela ilusão de óptica. Como explica o mecânico de aeronaves, piloto e dono do canal “Aviões e Músicas” Lito Sousa, praticamente todos os aviões pousam “de lado” por ser sustentado pelo vento. Dessa forma, os pilotos fazem uma espécie de compensação — e quanto mais vento, maior essa compensação e inclinação do avião.

A tempestade também levou muita chuva ao país do rei Charles III. Até o momento, não há registros de feridos, apenas moradores que foram forçados a deixar suas casas.


Fonte: O GLOBO