Receita superou em 37,5% o total do ano de 2019, último antes da pandemia de Covid
O turismo de Portugal teve uma receita de € 25 bilhões (R$ 134 bilhões) em 2023, um recorde que marcou o melhor ano do setor no país.
A arrecadação bilionária superou em 37,5% a de 2019, último ano antes de o turismo mundial ser arrasado pela pandemia de Covid-19.
Também é um valor 18, 5% maior que a receita total do último ano, quando o turismo já dava sinais de intensa recuperação.
Em 2023, a hotelaria portuguesa recebeu 30 milhões de hóspedes, valor que representa 10% a mais que em 2019. E teve 77 milhões de pernoites.
De acordo com as informações apresentadas ontem pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, os números são recordes.
— É o melhor ano de sempre da história do turismo — disse ele.
Antes considerada atividade sazonal, com concentração no verão europeu, o turismo teve crescimento em todos os meses do último ano e de maneira descentralizada, alcançando todas as regiões do país.
O impacto da atividade no Produto Interno Bruto, dentro do segmento exportações, fica em aproximadamente 18%.
Os resultados surpreendem porque 2023 foi um ano marcado por conflitos e inflação. E prejudicado, em Portugal, pela crise de mão de obra que atinge o turismo.
Apesar das guerras em curso e da inflação persistente, Fazenda prevê mais crescimento em 2024:
— Vamos ter um bom ano turístico e vamos crescer ainda mais que em 2023.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários