Pessoas foram evacuadas do avião em chamas da Japan Airlines. As imagens são impressionantes

Cinco pessoas a bordo de um avião da Guarda Costeira japonesa, que seguia para o centro do Japão após o grande terremoto de segunda-feira, morreram nesta terça-feira após uma colisão com um aeronave comercial na pista do Aeroporto Internacional Haneda, em Tóquio, anunciou o ministro dos Transportes. 

Todos os 367 passageiros e 12 tripulantes do avião comercial, cujo fogo aparentemente começou assim que houve a colisão após o pouso, sobreviveram. O Aeroporto de Haneda bloqueou a pista.

— Todas as 379 pessoas a bordo do avião que irrompeu em chamas foram retiradas com segurança — — disse o ministro dos transportes japonês, Tetsuo Saito, a repórteres, acrescentando: — Quanto ao avião da Guarda Costeira, fomos informados de que o capitão se salvou, e se confirmou a morte de cinco pessoas. Não estamos no estágio de explicar a causa do acidente.

Gravado por um dos passageiros, um vídeo mostra o ponto de vista de quem estava na aeronave quando a asa do avião começou a queimar. Assista:

Em outro momento, já é possível ver muita fumaça dentro do avião.

Imagens impressionantes mostram quando o avião da Japan Airlines é 'engolido' pelas chamas no aeroporto. Veja:

De acordo com imagens de TV e informações do The Japan News, o avião pegou fogo na parte traseira da fuselagem quase imediatamente após o pouso.

Sentido de Missão

A aeronave da guarda costeira estava se preparando para voar para a província de Ishikawa para entregar suprimentos após o devastador terremoto de Ano Novo que matou pelo menos 48 pessoas.

O primeiro-ministro Fumio Kishida elogiou os membros da tripulação falecidos a caminho de ajudar as vítimas do terremoto.

Destruição em Wajima após terremoto — Foto: JIJI PRESS / AFP

"Esses eram funcionários que tinham um alto sentido de missão e responsabilidade pelas áreas afetadas. É muito lamentável", disse ele a repórteres.

"Expresso meu respeito e gratidão pelo sentido de missão deles", disse Kishida.

A JAL disse que o avião de passageiros colidiu com a outra aeronave em uma pista ou taxiway após o pouso, informou a Kyodo.

Também havia destroços em chamas na pista em Haneda, um dos aeroportos mais movimentados do mundo.

Haneda suspendeu voos domésticos, de acordo com seu site, mas a maioria das decolagens e pousos internacionais ainda estava operacional.

Um oficial do ministério dos transportes disse que as investigações sobre o incidente estavam em andamento, incluindo as trocas entre os voos e o controle de tráfego aéreo.

Terremoto de 7,6 atinge a região central do Japão — Foto: JIJI PRESS / AFP

O Japão não sofre um acidente sério de aviação comercial há décadas.

Seu pior acidente foi em 1985, quando um jato jumbo da JAL voando de Tóquio para Osaka caiu na região central de Gunma, matando 520 passageiros e tripulantes.

Essa tragédia foi um dos acidentes de avião mais mortais do mundo envolvendo um único voo.


Fonte: O GLOBO