Por estar localizado a cerca de 40 km da fronteira, Kiev tem usado o local como alvo de ataques na tentativa de enfraquecer o apoio interno à invasão de Moscou
Em dezembro, ao menos 25 pessoas morreram em investidas de Kiev na região, que ocorreram após um dos maiores ataques aéreos da Rússia contra a Ucrânia. Após essas ofensivas, realizadas no último dia 30, um morador local disse à Reuters que “as pessoas perceberam que realmente há uma guerra”, e que ela havia chegado a Belgorod “talvez não pela primeira vez, mas de forma mais grave e assustadora”.
Área dos ataques — Foto: Editoria de arte
Em maio de 2023, a Legião da Liberdade para a Rússia (LLR), um grupo de russos anti-Putin alinhado com o Exército ucraniano, lançou um ataque surpresa na região, assumindo temporariamente o controle de um posto fronteiriço e proporcionando ao mundo imagens dramáticas de russos pegando em armas contra o Kremlin. Na ocasião, duas áreas de Belgorod foram atingidas com drones.
No início daquele mês, outros dois drones também caíram sobre uma área residencial na região, e dois prédios e um carro foram danificados. Dias depois, um terceiro drone foi abatido por sistemas de defesa russos.
A fronteira da Rússia na região é bem fortificada com minas, trincheiras e barreiras. Desde o início da guerra, em fevereiro de 2022, autoridades russas gastaram cerca de US$ 125 milhões (R$ 392 mi) para fortalecer as defesas na área de Belgorod. O governo local também estabeleceu uma unidade de defesa territorial para treinar cidadãos em táticas militares.
Queda de avião militar russo
Um avião militar russo Il-76 transportando 74 passageiros, entre eles 65 prisioneiros ucranianos, caiu na região de Belgorod, anunciou o ministro da Defesa russo, Anatoly Serdyukov, segundo as agências locais. O Estado-Maior da Ucrânia, no entanto, afirmou que o avião levava mísseis para o sistema de defesa aéreo S-300, segundo a imprensa local.
De acordo com a agência de notícias russa Ria Novosti, além dos 65 prisioneiros, outras nove pessoas estavam a bordo, incluindo seis tripulantes. Uma comissão da Força Aérea partiu para o local onde o avião caiu para apurar as causas da queda do avião. O governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, afirmou que uma equipe de investigação russa e equipes de serviços de emergência também foram acionadas.
Kartapolov disse que havia um segundo avião militar, também um IL-76, transportando mais 80 prisioneiros de guerra, que foi desviado. Projetado para transportar militares, equipamentos e cargas, o Ilyushin-76 foi o primeiro avião na URSS com propósitos militares de transporte e motores a jato. Ele é capaz de transportar de 20 a 60 toneladas de carga.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários