Candidatos devem escolher até duas opções de curso entre os dias 22 e 25 de janeiro para tentar garantir uma cadeira em universidades públicas
Sisu 2024 terá apenas uma edição
Diferentemente das edições anteriores, em 2024 haverá apenas uma edição do Sisu, e as escolhas do início de ano vão definir a distribuição de vagas para o primeiro e segundo semestre. Segundo o professor Fellipe Rossi, vice-diretor de Performance Acadêmica do Grupo Raiz Educação, esta novidade deverá provocar mudanças nas estratégias dos candidatos.
— Como não haverá um segundo Sisu em 2024, as escolhas de curso e universidade agora são definitivas. Por isso, uma boa dica é verificar de que maneira cada instituição usará as notas. Muitas delas mudaram o número de vagas e os pesos de cada nota nas diferentes carreiras, e isso pode ter impactos significativos nas notas de corte e, portanto, nas escolhas dos estudantes — orienta Rossi. — É provável que ocorra uma pequena redução nas notas de corte, mas isso não significa que entrar na faculdade tenha ficado mais fácil, justamente porque será a única chance — completa.
De acordo com Rossi, os candidatos também devem estar atentos às possíveis reclassificações de 2023.2, além de escolher bem a primeira e segunda opção de curso e universidade:
A 1ª opção deve ser mais desejada que a 2ª opção, pois, se tiver nota suficiente para a primeira, automaticamente será classificado nela.
A classificação na 2ª opção só pode ocorrer se a nota do candidato for insuficiente para a 1ª opção.
Vale lembrar, ainda, que a classificação em qualquer uma das opções impossibilita a participação nas listas de espera, mesmo que o estudante não faça a matrícula.
Sisu 2024: Cotas também mudam
A nova Lei de Cotas, sancionada em novembro do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também mudará o formato de classificação do Sisu 2024. A partir de agora, todos os candidatos vão concorrer, inicialmente, na categoria “ampla concorrência”.
Átila Zanone, coordenador de conteúdo e professor do Fibonacci Sistema de Ensino, explica que as vagas destinadas às cotas só serão ocupadas pelos alunos que se encaixarem nos critérios caso eles não sejam aprovados na ampla concorrência. Além disso, para as cotas sociais, que têm limite de renda, o teto passou de um salário mínimo e meio para apenas um salário mínimo. Isso significa que, proporcionalmente, pode haver mais candidatos na ampla concorrência.
— Desta forma, é possível que alunos de cota com notas muito altas já sejam aprovados dentro das vagas de ampla concorrência — explica.
Confira mais dicas para usar o Sisu 2024
Pense no curso, na universidade e no campus
Como não tem uma segunda opção no meio do ano, o dever de casa é pensar o curso que se deseja fazer, as universidades que interessam e, dentro dessas instituições, se há algum campus que atraia mais, visto que há universidades com vários campi.
Nesse sentido, vale um alerta: mesmo que seja a mesma Universidade Federal ou Estadual, às vezes os campi estão em regiões completamente diferentes do estado.
Faça uma lista de opções
O estudante não deve pensar em apenas duas opções para seu futuro acadêmico. A recomendação é fazer uma lista com cerca de seis possibilidades. "Quanto mais opções atenderem ao estudante, mais ele pode conseguir ser assertivo no sistema, caso o candidato se surpreenda com cortes mais altos”, enfatiza Zanone.
Esteja aberto a mudar os planos
A maioria dos estudantes acaba não conseguindo ingressar na sua primeira opção, devido às altas notas de corte. Com a abertura do Sisu, precisam se candidatar a vagas da sua segunda ou terceira opção, que não deixam de ser o curso desejado.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários