Autoridades fecharam a praia e colocaram avisos de perigo na área
Um homem de 39 anos morreu no Havaí devido aos ferimentos causados por um ataque de tubarão nas águas de Maui, informou neste domingo a polícia do arquipélago americano. Jason Carter, um surfista, segundo a imprensa local, foi atacado na manhã de sábado, em Paia Bay, perto de Haiku, de acordo com um comunicado da Polícia de Maui.
Após a chegada das autoridades, o homem foi levado à areia por equipes de resgate em uma moto aquática.
"Uma vez em terra, foram tomadas medidas de resgate" até que o havaiano pudesse ser levado a um hospital, acrescenta a nota. Carter, no entanto, "posteriormente sucumbiu aos ferimentos e faleceu".
As autoridades fecharam a praia e colocaram avisos de perigo na área, mas não especificaram o tipo de tubarão envolvido no ataque de sábado.
Cerca de 40 tipos de tubarões habitam as águas do Havaí, e apenas uma dúzia das mais de 300 espécies de tubarões em todo o mundo estão associadas a ataques a humanos, de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA.
As espécies consideradas mais perigosas nesse contexto são os tubarões-tigre, conforme indicado pelo Departamento de Terras e Recursos Naturais havaiano.
Embora tenha havido mais de meia dúzia de incidentes envolvendo tubarões no Havaí no ano passado, o ataque de sábado foi o único encontro mortal registrado em 2023, conforme relatado pelo Departamento de Terras e Recursos Naturais do estado.
Relembre um caso recente de ataque de tubarão a outro surfista na Austrália
Um jovem de 15 anos surfava em uma praia remota na Península de Yorke, no sul da Austrália, na última quinta-feira por volta das 13h (horário local), quando foi atacado por um tubarão branco. Khai Cowley teve sua perna arrancada pelo animal. O serviço de emergência chegou à praia de Ethel, no Parque Nacional de Innes, com um helicóptero, mas segundo a imprensa australiana, Cowley não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Khai Cowley morreu após ataque de tubarão branco na Austrália — Foto: Reprodução
Há algumas semanas, Khai Cowley tinha sido eleito como surfista 'grom' mais talentoso. O termo se refere a jovens que se destacam em competições do esporte aquático e apresentam desempenho excepcional para a idade.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários