Agentes estavam respondendo a uma ligação sobre um vazamento de gás, disse a porta-voz do departamento, Laura Rinehart.

Um bombeiro foi morto depois que uma casa na Virgínia explodiu na noite de sexta-feira, ferindo outras 11 pessoas e espalhando pedaços da casa pelo bairro, disseram autoridades.

Os bombeiros chegaram à casa em Sterling, Virgínia, um subúrbio de Washington, por volta das 19h40, disse James Williams, chefe assistente de operações do Corpo de Bombeiros e Resgate do Condado de Loudoun. Eles estavam respondendo a uma ligação sobre um vazamento de gás, disse a porta-voz do departamento, Laura Rinehart.

Pouco depois, a casa explodiu com os bombeiros dentro, deixando as pessoas presas e a área em “devastação total”, disse Williams aos repórteres.

Um vizinho que mora em frente à casa destruída, AJ Albaladejo, 50, disse que a explosão danificou o portão de sua garagem, derrubou porta-retratos e uma estante de livros das paredes e fez com que detritos voassem para seu gramado.

“Eu tinha acabado de voltar da academia”, disse ela em uma entrevista. “Isso abalou a casa inteira.”

Albaladejo, que ee enfermeira, acrescentou que ajudou duas mulheres que moravam na casa que explodiu. Eles estavam sangrando no rosto e na cabeça, disse ela, e claramente em estado de choque.

“É um milagre que eles tenham conseguido escapar”, disse ela. “Eles estavam do lado de fora da garagem e saindo do local quando a casa explodiu.”

Imagens aéreas da cena mostraram fumaça e destroços cobrindo a área e quase nenhum sinal da casa destruída.

“Há um campo de destroços bem na rua e nas casas vizinhas”, disse Williams, acrescentando que a área permaneceu um cenário ativo por volta das 23h. As equipes de bombeiros ainda trabalhavam no local, onde o fogo continuava latente, e todos os bombeiros foram encontrados, disse ele.

Enquanto os bombeiros investigavam a causa da explosão, a Washington Gas, a concessionária local, disse em comunicado que estava “verificando a integridade do nosso sistema na área circundante”.

Nove bombeiros foram transportados para hospitais locais com ferimentos de gravidade variável, disse Williams, assim como dois civis. Ele não identificou o bombeiro falecido, aguardando notificação de sua família.

“É um enorme impacto físico e emocional para todos os associados ao corpo de bombeiros”, disse ele.


Fonte: O GLOBO