No último sábado (24), autarquia havia informado que iria manter reabertura para o dia 29 de fevereiro. Rio Acre não dá sinais de vazante.

Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), Sócrates Guimarães, afirmou que caso dia 29 de fevereiro, que seria a data da reabertura da ponte, o Rio Acre estiver com 18 metros, a ponte não será reaberta.

"É quando a água chega no tabuleiro da ponte então vai ser sempre interditado nesse período. Como já está interditado, vamos continuar com ela assim", explica Guimarães.

O diretor-presidente ainda disse que, se caso nos próximos três dias o rio abaixar o nível, e os outros municípios do estado também não estiverem com inundações, a ponte abrirá. Caso contrário, continuará interditada.

"Se dia 29 [de fevereiro] tiver tudo ok, rio normal, Brasiléia sem cheia, Assis Brasil tranquilo então podemos ver isso", afirmou o presidente.

Guimarães explicou que essa é uma determinação do governador do estado, para ter cautela nesse momento. "Vamos aguardar estar tudo normal aí a gente libera. Depende das chuvas, depende de Deus. A gente aguarda um pouquinho. Já passamos 4 meses, 5 meses com a ponte interditada, uma semana a mais.. Espero a compreensão de todos", falou.

No último sábado (24), o Deracre havia informado que a ponte metálica seria reaberta no fim de fevereiro mesmo com cheia do Rio Acre.

A ponte foi interditada no dia 22 de julho do ano passado, após equipes do Deracre identificarem corrosão e desgaste em alguns pontos da estrutura durante avaliação.

Segundo o governo do Estado, o Deracre apresentou um laudo técnico orientando sobre a necessidade de revitalização da estrutura, que foi construída há mais de 50 anos, e a suspensão de passagem de veículos e pedestres.

A interdição causou alterações no trânsito da capital. A Ponte Coronel Sebastião Dantas, chamada de Ponte de Concreto, está funcionando no sentido de mão dupla. Os veículos pesados, como caminhões, carretas e outros, devem fazer a travessia pela Quarta Ponte, que liga os bairros bairros Cadeia Velha e Seis de Agosto.

Para isso, a Avenida Epaminondas Jácome, do trecho entre o Museu dos Povos Acreanos e a Praça da Bandeira, também está em duplo sentido. É permitido apenas a circulação de veículos pequenos, ambulâncias e ônibus de transporte coletivo nesses trecho.

Entre o final de março e início de abril do ano passado, a Ponte Metálica ficou 18 dias interditada por conta da cheia do Rio Acre e o acúmulo de balseiros embaixo da estrutura. Com a vazante do rio, equipes do Deracre iniciaram os reparos na pavimentação da ponte.


Uma das peças que sustenta a estrutura da Ponte Metálica mostra que passagem está comprometida — Foto: Arquivo/Secom

Cheia em 2024

O nível do Rio Acre segue em alta em Rio Branco e marcou 16 metros na medição das 12h desta segunda-feira, segundo dados da Defesa Civil Municipal. São dois metros acima da cota de transbordo estabelecida em 14 metros e com tendência de subida.

Pelo menos 33 bairros foram atingidos. Por causa da situação, o governo decretou, no sábado (24), estado de alerta em todo o Acre.

Fonte: G1