Todos os estados do Sudeste podem sofrer com pancadas de chuvas e trovoadas nesta quinta-feira, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Rio de Janeiro, Belo Horizonte, norte de São Paulo e o centro-sul do Espírito Santo estão dentro da área de alerta de "Perigo Potencial" do órgão para chuvas intensas. Já partes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste encontram-se sob o alerta de "Perigo".

Veja abaixo o mapa de alertas do Inmet. As manchas amarelas indicam Perigo Potencial, enquanto as de cor laranja significam "Perigo".

Mapa mostra alertas do Inmet para o dia 28 de março — Foto: Divulgação

Durante a manhã, Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte estão sob alerta de “Perigo”, de cor laranja. O aviso significa que, podem receber chuvas entre 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos ( 60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

No Rio de Janeiro a previsão é de muitas nuvens, com chances de pancadas e trovoadas. Máxima de 25ºC e mínima de 21ºC, segundo o Inmet. Belo Horizonte a previsão segue parecida, também com previsão de pancadas isoladas e trovoadas na parte da tarde. Máxima de 27ºC e mínima de 17ºC.

Em São Paulo, o dia amanhece com muitas nuvens e existe previsão de chuva isolada no período da tarde. Trovoadas podem acontecer durante a noite, de acordo com o Inmet. As temperaturas também seguem amenas, com máxima de 25ºC e mínima de 19ºC. Em Vitória (ES), os termômetros ficam entre 23°C e 33°C, com chuvas isoladas pela manhã e pancadas na tarde e noite. Assim como nas demais capitais, descargas elétricas também podem ocorrer.


Fonte: O GLOBO