Inmet alerta para volume d’água de até 100 mm/dia e ventos intensos de 60 até 100 km/h na capital da Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, para esta quarta-feira, um alerta de “Perigo” em relação a chuvas intensas na Região Centro-Oeste, enquanto Salvador (BA) continua com previsão para receber volume d’água acima dos 80 mm/dia. No Rio de Janeiro e São Paulo, o deslocamento de uma frente fria pode gerar muitas nuvens, com pancadas de chuvas, e as temperaturas também devem cair.

Após começo de semana com chuvas intensas na região Sul e em Salvador, a previsão para quarta-feira é de estabilidade no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas cinco alertas foram emitidos em diferentes regiões do Brasil. A frente fria que atuou sobre a região Sul se movimenta rumo ao Centro-Oeste e o Sudeste, derrubando as temperaturas principalmente em Rio e SP.

Veja abaixo o mapa do Inmet que apresenta os alertas emitidos para esta quarta-feira. As manchas amarelas indicam “Perigo Potencial” para chuvas intensas, enquanto que as laranjas, “Perigo”.

Mapa do Inmet apresentar os alertas emitidos para esta quarta-feira — Foto: Reprodução

Depois de uma terça-feira com transtornos causados pelas chuvas fortes, Salvador (BA) continua sob alerta de “Perigo” para chuvas intensas. Há previsão de até 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 até 100 km/h, além dos riscos de corte de energia elétrica, deslizamento e alagamentos pela cidade.

As temperaturas na capital baiana ficam amenas, entre 24ºC e 30ºC. Há possibilidade de chuva em outras áreas do Nordeste e do Norte, principalmente no litoral, onde há um alerta amarelo. A região se encontra sob efeito da Zona de Convergência Intertropical (ITCZ).

Um segundo alerta laranja se encontra no Centro-Oeste e no Norte. O aviso tem validade sobre partes do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Em todo esse espaço também há previsão de chuvas e ventos intensos.

A frente fria que se encontrava na região Sul irá chegar até o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, segundo o Inmet. Desse modo, ao tempo instável nesses dois estados, deve se somar a queda nas temperaturas. Campo Grande (MS) pode registrar mínima de 20ºC e máxima de 26ºC, de acordo com a previsão.

Já os alertas amarelos, que indicam “Perigo Potencial”, além da Região Norte e Nordeste, também atuam sobre o estado de São Paulo. Há possibilidade de chuvas de até 50 mm/dia e ventos de 40 até 60 km/h nestes territórios.

No Sudeste, a frente fria também afeta São Paulo e o Rio de Janeiro. Com isso, há previsão de nuvens com pancadas de chuva e trovoadas na capital paulista e fluminense. As temperaturas também deverão cair ao longo do dia, com mínima de 18° no Rio e máxima de 29° em São Paulo. Belo Horizonte e Vitória também apresentam temperaturas em queda, mas com pouca possibilidade de chuvas.

Já no Sul, a frente fria que levou chuvas fortes no começo da semana irá se deslocar, portanto, uma massa de ar frio se instalará na região nesta quarta-feira e acarretará na queda das temperaturas. O tempo seguirá estável, mas os termômetros poderão registrar mínima de 15ºC em Porto Alegre e máxima de 23ºC em Florianópolis.


Fonte: O GLOBO