'Hoje marca o início de um novo capítulo. Estou me aposentando da competição', publicou Schooling, de 28 anos, nas redes sociais; ele é o único campeão olímpico de Cingapura

O nadador Joseph Schooling, que ficou famoso por derrotar o lendário Michael Phelps na Rio-2016 e ganhar o único ouro olímpico que Cingapura já conquistou em sua história, anunciou sua aposentadoria das competições nesta terça-feira. “Hoje marca o início de um novo capítulo. Estou me aposentando da competição”, postou Schooling, de 28 anos, em sua conta no Instagram. “Sou muito grato à natação por todas as experiências que me proporcionou na vida”, acrescentou.

Schooling surpreendeu o mundo da natação nos Jogos do Rio ao vencer Phelps na final dos 100m borboleta, uma prova para a qual não conseguiu se classificar em Tóquio, quando sua carreira já estava em declínio.

Em uma entrevista ao jornal Straits Times, Schooling admitiu que aquela vitória sobre o 'Tubarão de Baltimore' o levou à autossuficiência.

“Meu erro foi pensar que aquilo duraria para sempre. Se você acrescentar o ego, o orgulho, pensar que nunca cairá. É a receita para a autossuficiência. É uma das lições que aprendi”, destacou.

Suspensão por uso de maconha

Em agosto de 2022, Joseph Schooling foi suspenso após confessar o uso de maconha durante uma viagem ao Vietnã.

Na época, ele publicou em seu perfil no Instagram que usou a droga após ceder a “um momento de fraqueza depois de passar por um período muito difícil da vida” no início daquele ano.

Cingapura tem rígidas leis contra o uso de maconha. O governo local executa traficantes de drogas condenados e estabelece que aqueles que possuírem ou consumirem a substância ilícita podem enfrentar até 10 anos de prisão e/ou multa de 20 mil dólares de Cingapura.

Não ficou imediatamente claro como as autoridades souberam do uso de maconha por Schooling. O caso foi relatado pela primeira vez pela mídia local, mas ele não testou positivo nem foi flagrado portando a droga.

O caso teria ocorrido enquanto o atleta estava de licença do serviço militar para se preparar para os Jogos do Sudeste Asiático. A competição ocorreu alguns meses depois que o pai dele morreu.


Fonte: O GLOBO