Junior Rodrigues do Nascimento é presidente de entidade que representa beneficiários do programa nacional de reforma agrária e passa pelo crivo da Casa Civil para ocupar posto

Depois da demissão de seu primo Wilson Cesar de Lira Santos da superintendência de Alagoas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o presidente da Câmara, Arthur Lira, indicou ao governo o dirigente de uma ONG para o posto.

O nome de Junior Rodrigues do Nascimento começou a ser analisado na segunda-feira pelo Ministério da Casa Civil. Caso passe pelo crivo da pasta, que faz uma varredura para levantar se o indicado responde a processos ou já sofreu condenações, Nascimento deve ter a nomeação publicada no Dirário Oficial da União.

O indicado por Lira é diretor-presidente da Naturagro, uma entidade com sede em Maceió que representa beneficiários do programa nacional de reforma agrária. Em 11 de março, Nascimento assinou em nome da Naturagro um acordo de cooperação técnica com a Superintendência do Incra de Alagoas que tinha por objeto disponibilizar equipe técnica habilitada para a realização de ações destinadas à concessão e à operacionalização dos créditos de instalação do Programa Nacional da Reforma Agrária para famílias beneficiárias dos projetos de assentamento. Quem assinou o termo pelo Incra foi o primo do presidente da Câmara.

Na semana passada, Lira demonstrou contrariedade ao saber da demissão de seu primo pelo Diário Oficial. O presidente da Câmara ligou para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para reclamar que o combinado era de que ocorreria uma troca simultânea: o seu primo deixaria o cargo e já teria outro nome escolhido para o posto. Para conter o desgaste, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, foi até a residência da oficial da Presidência da Câmara conversar com Lira.


Fonte: O GLOBO